Publicidade

Educação Financeira

Qual a diferença entre o Pix Automático e o Pix Agendado? Veja aqui

Ambas funções estão disponíveis em alguns bancos, mas a partir de outubro de 2024 serão obrigatórias em todos

Qual a diferença entre o Pix Automático e o Pix Agendado? Veja aqui
Pix. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
  • O Banco Central divulgou, na quinta-feira (07), as novas regras e funcionamento sobre as novas ferramentas de pagamentos: o Pix Automático e o Pix Agendado
  • Essas ferramentas já estão disponíveis em alguns bancos, mas, a partir de outubro, elas serão obrigatórias em todas as instituições financeiras
  • A grande diferença entre as duas modalidades é o fato de que o Pix Automático o recebedor deverá ser, exclusivamente, uma pessoa jurídica

O Banco Central divulgou, na quinta-feira (07), as regras e funcionamento sobre as novas ferramentas de pagamentos: o Pix Automático e o Pix Agendado. Ambas funções já estão disponíveis em alguns bancos, mas a partir de outubro de 2024 serão obrigatórias em todas as instituições financeiras. Então, quais são as diferenças entre as duas ferramentas?

O Pix Automático não terá cobrança de tarifa para pessoas físicas. Para empresas, funcionará a livre negociação entre a pessoa jurídica e o banco para tal cobrança. Ou seja, os bancos terão a opção de oferecer ou não esse tipo de serviço a empresas.

A expectativa do Banco Central é que o Pix Automático reduza custos para as empresas recebedoras e também ajude a diminuir os índices de inadimplência que atrapalham o fluxo de caixa dos negócios.

Pix Automático versus Pix Agendado

O Pix Automático funcionará como uma alternativa ao débito automático. Esta modalidade poderá ser utilizada para quitar despesas recorrentes, como contas de água, luz, escolas entre outros.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A disponibilidade da nova forma de pagamento será obrigatória para pessoas físicas, enquanto para empresas será facultativo, mediante oferta. Quer saber mais detalhes de como aderir ao Pix Automático? Acesse essa reportagem.

O Pix Agendado, por sua vez, será para uso de transferências entre pessoas físicas. Ele poderá ser utilizado para o pagamento de mesadas, aluguel, serviços entre outros.  Dessa forma, a grande diferença entre as duas modalidades é o fato de que no Pix Automático o recebedor deverá ser, exclusivamente, uma pessoa jurídica.

No Pix Automático, as instruções de pagamento serão sempre fornecidas pelo usuário que recebe o valor, que só pode ser uma pessoa jurídica, mediante autorização prévia do usuário que faz o pagamento.

Já no Pix Agendado recorrente, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo próprio usuário que faz o pagamento, definindo o destinatário, que pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos