Uma pesquisa do Serasa em parceria com o instituto Opinion Box, mostrou que 4 em cada 10 brasileiros pretendem usar o décimo terceiro salário para renegociar dívidas.
Leia também
A primeira parcela do décimo terceiro já foi foi paga (ou deveria ter sido). Já a segunda deverá ser depositada até a próxima quarta-feira (20).
A pesquisa também mostra que 7 em cada 10 brasileiros já sabem como utilizar esse dinheiro no final de ano. De acordo com o levantamento, 78% dos trabalhadores afirmam que pretendem gastar o valor total ou parte do benefício.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O motivo mais popular, apontado pelos 1.248 entrevistados, é quitar dívidas (40%), seguido pelo pagamento de contas básicas (24%) e pelos gastos de início de ano (16%), como Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
“Essa é uma época em que precisamos lidar com diversos gastos extras, entre pagamentos planejados para o início do ano e compras para as festas”, explica Aline Maciel, gerente da Serasa. “Atrelado a um planejamento financeiro, o 13º salário pode ser uma boa oportunidade para organizar as contas e começar 2024 sem pendências”, orienta.
O estudo também aponta que 77% dos consumidores dizem que querem guardar integralmente ou parte do 13º. Em contrapartida, 6 em cada 10 brasileiros ainda afirmam que nunca conseguem guardar integralmente o valor do 13º salário.
Daqueles que pretendem guardar, 29% querem usar o salário para criar um fundo de emergência. Outros destinos são reservas para investimentos (28%), poupança (19%), compra de carro (12%) e compra da casa própria (12%).