A XP considera que a Santos Brasil (STBP3) reportou resultados positivos em dezembro de 2023, quando movimentou 107 mil contêineres, o que representa uma alta de 31% ante mesmo mês de 2022. Além disso, a corretora destaca que o valuation da empresa de logística e operação portuária segue atrativo, o que sustenta uma recomendação de compra para a ação.
O papel ordinário da Santos Brasil negocia a um múltiplo de 8,8 vezes o valor da empresa por Ebitda (EV/Ebitda) esperado para 2024, incluindo obrigações de taxas de concessão, enquanto o valuation histórico é de 12 vezes.
Os analistas Pedro Bruno, Bruno Vidal e Matheus Sant’anna afirmam ainda que dezembro confirmou a tendência mais forte do segundo semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre de 2023. Um dos destaques foi o desempenho positivo do Tecon Vila do Conde (+45% no quarto trimestre de 2023 ante mesma etapa de 2022), beneficiado por menores níveis de calado em outros portos da região Norte do Brasil.
“Notamos uma melhoria nos resultados operacionais durante o quarto trimestre de 2023 nos negócios adjacentes ao Tecon Santos (principalmente Armazenagem e Tecon Vila do Conde), que prejudicaram os resultados gerais durante 2023”, escrevem Bruno, Vidal e Sant’anna, em relatório enviado a clientes.
Em relação à dezembro especificamente, os analistas destacam que a Santos Brasil teve: desempenho de armazenagem mais forte com 11 mil contêineres (+33% ano a ano); mix global composto por 77% de contêineres cheios (versus 73% em dezembro de 2022); Tecon Imbituba movimentando 3 mil contêineres (-49% ano a ano); e desempenho logístico neutro de 5 mil contêineres armazenados (-4% ano a ano).