Nos Estados Unidos, investidores monitoraram mais cedo a divulgação do número de pedidos de auxílio-desemprego no país, que caiu 16 mil na última semana, a 187 mil, ficando abaixo do consenso de 205 mil solicitações, esperado por analistas consultados pela FactSet. No dia, todos os índices acionários americanos passaram a operar em alta. Enquanto Nasdaq sobe 1,33%, Dow Jones e S&P 500 avançam 0,55% e 0,85%, respectivamente.
Na Bolsa brasileira, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) e do Hapvida (HAPV3) disputam a ponta negativa. Os papéis da varejista caem 6,98%, em meio à valorização dos juros futuros na sessão. Já os ativos da gigante de saúde recuam 6,51%, repercutindo as notícias sobre a investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) relacionada ao descumprimento de liminares judiciais pela empresa.
Entre os destaques negativos do dia, também estão os papéis da Energisa (ENGI11). Nesta tarde, a empresa confirmou os rumores de que prepara uma nova oferta de ações, de cerca de R$ 2 bilhões. Em comunicado ao mercado, a companhia esclareceu que está trabalhando na documentação visando à possível realização da operação, que conta com o Itaú BBA na qualidade de coordenador líder.
Em contrapartida, as ações da PetroReconcavo (RECV3) e da 3R Petroleum (RRRP3) seguem o movimento de forte alta observado desde o início do pregão, após a proposta da Maha Energy (MAHA-A) em realizar uma fusão entre apenas os ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroRecôncavo. Veja nesta reportagem a opinião de analistas sobre a possível operação.
De maior peso para a composição do Ibovespa, as ações da Vale (VALE3) sobem timidamente após o minério de ferro fechar em alta de 0,8%, em Dalian, na China. Entre os papéis do setor de mineração, a Usiminas (USIM5) avança 4,10% e representa a terceira maior alta do índice.
Na quarta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 0,60%, aos 128.523,83 pontos, com petrolíferas em destaque negativo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.