As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (2), com algumas delas avançando após a recuperação de Wall Street enquanto os mercados chineses estendem perdas recentes.
Leia também
Liderando ganhos na Ásia, o índice sul-coreano Kospi saltou 2,87% em Seul, a 2.615,31 pontos, em meio ao forte desempenho de ações do setor automotivo e de internet, enquanto o japonês Nikkei subiu 0,41% em Tóquio, a 36.158,02 pontos, e o Taiex avançou 0,51% em Taiwan, a 18.059,93 pontos.
Nesta quinta-feira, as bolsas de Nova York subiram 1% ou mais, com a ajuda de papéis de grandes empresas de tecnologia, se recuperando de perdas da véspera, quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) sinalizou que não deve começar a cortar juros no curto prazo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na China continental, por outro lado, o mau humor observado desde o começo da semana persistiu nesta sexta-feira. O Xangai Composto recuou 1,46%, a 2.730,15 pontos, em sua quinta sessão consecutiva de perdas, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve expressiva queda de 2,99%, a 1.491,70 pontos.
O dia foi negativo também em Hong Kong, com baixa de 0,21% do Hang Seng, a 15.533,56 pontos. Segundo a analista do Maybank Sonija Li, investidores na China provavelmente estão reduzindo posições antes do feriado do ano novo lunar, que terá início em 9 de fevereiro e se estenderá por uma semana, visto que recentes medidas de estímulos anunciadas por Pequim não foram suficientes para melhorar o sentimento nos mercados.
Na Oceania, a bolsa australiana também seguiu Wall Street, apagando a queda que havia registrado no pregão anterior. O S&P/ASX 200 avançou 1,47% em Sydney, a 7.699,40 pontos, atingindo máxima histórica pela segunda vez esta semana.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade