O Ibovespa deve alcançar novas máximas históricas, mesmo após tocar o nível dos 130 mil pontos no fim de 2023. Segundo a Blue3 Research, o Índice Bovespa deverá atingir os 156 mil pontos em 2024, “considerando a perspectiva otimista.”
Leia também
A projeção se baseia na estimativa de alta nas cotações das commodities e na continuidade de queda do juro básico da economia doméstica, como cita em relatório.
“A expectativa é que o principal índice da B3 tenha variação de 141.500 a 143.500 pontos entre o primeiro e segundo trimestre e atinja os 156 mil pontos no decorrer do segundo semestre”, estima.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Dalton Vieira, analista-chefe da Blue3 Research, lembra que o Ibovespa apresentou cenário positivo nas últimas sete eleições e, considerando o atual clima político, acredita que o mercado continuará tendo desempenho positivo.
A análise gráfica e técnica realizada em outros anos de eleição indica que os novos recordes do Índice Bovespa devem ocorrer já no primeiro trimestre de 2024. O último ocorreu em dezembro de 2023, aos 132.750 pontos, menciona o relatório da casa de análise da Blue3 Investimentos.
Além de esperar avanço nos preços das matérias-primas no médio prazo e o recuo da Selic, a Blue3 cita o bom desempenho dos índices das bolsas internacionais nos últimos meses – S&P 500, Nasdaq-100, dos Estados Unidos, e DAX e CAC, da Europa – como fatores de tendência de movimento expansionista do Ibovespa.
O analista-chefe da Blue3 Research pondera que a tendência atual de alta do Ibovespa pode ser revertida caso o índice tenha uma queda abaixo dos 111.598 pontos. “Claro que as bolsas andam em zigue-zague. Por isso, em vez de prever o comportamento do mercado, o foco deve ser em controlar as decisões de investimentos e o momento para isso”, ressalta.
Publicidade
Diante do atual cenário, Vieira recomenda que os investidores considerem exposição em renda variável, mas mantendo uma boa diversificação em outras classes de ativos por meio de carteiras multiestratégia que tenham posições em renda fixa, ações brasileiras, ouro, fundos imobiliários e bolsa americana.
Em relação ao câmbio, a Blue3 estima taxa operando entre R$ 4,42 e R$ 4,73 ao longo de 2024, enquanto a taxa de juros, a Selic, deve cair e chegar ao nível entre 9% e 8%. Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu o juro básico de 11,75% para 11,25% ao ano, como o esperando, indicando ao menos dois novos cortes de meio ponto porcentual.