Publicidade

Tempo Real

Moedas globais: dólar cai, pressionado por expectativas dos juros nos EUA

A moeda norte-americana cedia ante o euro e também frente à libra esterlina nesta quarta-feira (6)

Moedas globais: dólar cai, pressionado por expectativas dos juros nos EUA
Cédulas intercaladas de yuan e dólar, com os rostos de Mao Zedong e Benjamin Franklin. (Foto: Envato Eelements)

O dólar cedia nesta quarta-feira (6), pressionado pela expectativa de corte da taxa de juros neste ano nos Estados Unidos, a depender do comportamento dos dados da economia. Em audiência na Câmara dos Representantes americana, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, indicou que os dados de inflação persistente e contratações de janeiro não alteraram o plano do banco central americano de promover algum alívio neste ano, ainda que o presidente do Fed tenha observado que precisa de mais evidências antes de dar um primeiro passo. A moeda norte-americana cedia ante o euro e também frente à libra esterlina, que mostrou reação branda às medidas anunciadas dentro do orçamento do governo britânico para revigorar a economia.

Por volta das 18h (de Brasília), o dólar caía a 149,42 ienes, o euro subia a US$ 1,0899 e a libra esterlina tinha valorização a US$ 1,2740. O índice DXY, que mede a força da moeda americana ante seis rivais, fechou com queda de 0,41%, aos 103,369 pontos.

Powell disse que a autoridade monetária não está esperando que a inflação volte precisamente à marca de 2% para começar a relaxar sua postura. Em vez disso, segundo ele, o Fed busca evidências de que o índice de preços está a caminho de volta à meta “de maneira sustentável”. Powell voltará ao Congresso dos EUA nesta quinta-feira (7).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Bank of America Securities observou que Powell poderia ter adotado um tom mais agressivo em relação às preocupações com a inflação. Com a postura, a instituição acredita que o corte das taxas de juros em junho continua provável.

A movimentação da libra foi marginal em reação ao orçamento do Reino Unido. O ministro das finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, não trouxe nenhuma surpresa real aos mercados, disse o chefe de estratégia de mercado da empresa global de serviços financeiros Ebury, Matthew Ryan, em nota. Um corte no imposto sobre a Segurança Social em 2 pontos porcentuais, para 8%, é “indiscutivelmente” a maior manchete do dia, enquanto o imposto sobre lucros inesperados sobre o petróleo e o gás foi ampliado, disse.

Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>