O balanço da PetroReconcavo (RECV3) foi divulgado na última quarta-feira (6). A petroleira reportou um lucro líquido de R$ 186,7 milhões no quarto trimestre de 2023, queda de 54% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Leia também
Conforme visto nesta reportagem, os analistas do Santander avaliam que a empresa entregou um resultado fraco e impactado por um Ebitda de R$ 247 milhões no período de outubro a dezembro de 2023, um número 35% abaixo das expectativas do banco.
Para o banco, os números não foram bons por causa das restrições no campo Potiguar, que fizeram a produção da empresa ter uma queda de 9% na comparação entre o quarto com o terceiro trimestre.
Os analistas da XP também afirmaram que a PetroReconcavo teve outro trimestre difícil com os números abaixo do esperado. Todavia, eles ainda veem pontos positivos na empresa, como um Ebitda potencial convertido em fluxo de caixa livre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De modo geral, o consenso dos analistas é que a PetroReconcavo reportou um resultado ruim, mas que isso aconteceu em função das restrições no Rio Grande do Norte. No entanto, quando isso se normalizar a ação pode subir, o que torna o ativo interessante.
Ainda que o resultado não tenha sido tão atrativo, o Santander comenta que o investidor deve ficar atento com a empresa, principalmente por causa da possiblidade de fusão entre a PetroReconcavo e a 3R Petroleum, visto que ela pode gerar melhorias operacionais e financeiras ao longo de 2024.