A entrega do Imposto de Renda (IR) 2024 começa a partir desta sexta-feira (15) e o acerto de contas com o leão vai até o dia 31 de maio. Este ano, a contribuição conta com algumas mudanças, como a ampliação da faixa de isenção do tributo e as novidades de quem se qualifica para enviar a declaração ao fisco.
Leia também
Para declarar, o contribuinte deve entrar no sistema da Receita Federal (RF) e preencher o documento apresentado de três maneiras: declaração pré-preenchida, utilizar as informações do ano anterior ou em branco. A entidade permite que o contribuinte selecione a melhor forma para acessar o programa da declaração. Confira as possibilidades:
- Declaração on-line
A declaração do IR pode ser preenchida de forma online, pelo portal e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. Para usar o aplicativo Meu Imposto de Renda – disponível nas versões Android e iOS -, é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro.
- Declaração com programa da Receita Federal
Contudo, o contribuinte também consegue baixar o programa na versão compatível ao sistema operacional do seu computador (Windows, MacOS ou Linux). Nesse caso, o trabalhador deve entrar neste site, onde ele encontra informações adicionais sobre a plataforma, e instalar o programa.