Nesta terça, a Bolsa brasileira recebeu suporte de ações de grande peso para a composição da carteira teórica do Ibovespa. Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) chegaram a renovar máximas na reta final do pregão, após a alta dos contratos futuros de petróleo no exterior, enquanto as ações da Vale (VALE3) subiram acompanhando a valorização do minério de ferro na Bolsa de Dalian, na China.
“O setor bancário, no entanto, voltou a ser pressionado pelo ambiente de cautela no mercado internacional e pela alta dos juros dos Treasuries (títulos públicos americanos), além de digerir dados do Banco Central sobre crédito em fevereiro”, pontua Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.
Entre os principais destaques positivos do dia, estiveram as ações da Lojas Renner (LREN3). O movimento de alta ocorreu após o Bank of America (BofA) elevar a recomendação para os papéis da varejista de underperform (equivalente à venda) para compra, justificando que a companhia tem recuperado as principais capacidades de subscrição de crédito.
Na ponta oposta, a Petrorecôncavo (RECV3) contrariou os pares do setor de petróleo e liderou as perdas do Ibovespa no dia. A forte queda se deu após a 3R Petroleum (RRRP3) anunciar que suspendeu momentaneamente as suas negociações com a empresa, diante da proposta da Enauta (ENAT3) para uma combinação de negócios. Para o Safra, tal proposta entre as companhias é positiva e pode fortalecer a posição das duas petroleiras no setor, implicando um prêmio de 4% sobre os preços atuais da 3R.
Em Wall Street, Nasdaq cedeu 0,95%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram perdas de 1% e 0,72%, respectivamente. Investidores monitoraram pela manhã a divulgação do relatório Jolts, que informou uma abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos aquém do esperado pelo mercado, atingindo o patamar de 8,756 milhões em fevereiro. Analistas ouvidos pela FactSet previam 8,770 milhões.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.