O Dia do Trabalhador é um feriado nacional que acontece em 1° de maio. Na data, muitos serviços e estabelecimentos ficam fechados ou operam em horários especiais. Isso não é diferente para as instituições ligadas ao mercado financeiro e ao pagamento de contas.
Leia também
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público na quarta-feira (1°) e as compensações bancárias, incluindo a TED (Transferência Eletrônica Disponível), também não serão efetivadas no período. Já o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Mesmo com as agências fechadas para atendimento presencial, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativos, para a realização de transferências e pagamento de contas. Os boletos com vencimento no feriado também poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte — quinta-feira (2).
Bolsa de Valores
No Dia do Trabalhador, a Bolsa de Valores brasileira não realizará negociações, com todas as movimentações bloqueadas até o dia útil seguinte. Na quinta-feira (2), o horário volta ao normal, com o início do pregão a partir das 10h até o seu fechamento às 16h55.
Agências do INSS
As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também estarão fechadas na quarta-feira (1°), sendo que o atendimento presencial será retomado na quinta-feira (2). No entanto, mesmo no feriado, os beneficiários conseguem realizar diferentes serviços por meio do site ou aplicativo do Meu INSS. Por lá, é possível requerer benefícios, emitir documentos e extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o segurado pode tirar dúvidas sobre serviços e benefícios com a assistente virtual Helô. Caso precise de outras informações, o cidadão conta ainda com a Central 135, cujo atendimento eletrônico seguirá disponível 24 horas por dia ao longo do feriado.
Lotéricas
Segundo a Caixa Econômica Federal, os proprietários das lotéricas têm autonomia para definir os horários e dias de funcionamento das unidades, não existindo uma regra a ser seguida nesse sentido. Dessa forma, não há um cronograma padrão para os estabelecimentos operarem no Dia do Trabalhador.
Entretanto, as lotéricas costumam seguir o horário comercial, permanecendo fechadas em domingos e feriados. Por isso, muitas não devem funcionar na quarta-feira (1°).