Após começar a sessão em baixa, a commodity ganhou força ao longo da tarde após o relatório oficial do Departamento de Energia americano apontar queda de 1,362 milhão de barris de petróleo nos Estados Unidos na última semana, o que tende a sinalizar demanda pelo óleo.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para junho fechou em alta de 0,78%,, a US$ 78,99 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o Brent para julho subiu 0,51%, a US$ 83,58 por barril. Mais detalhes sobre o desempenho diário da commodity podem ser conferidos nesta matéria.
Outras petroleiras também se saem bem no dia, como é o caso da Prio (PRIO3) e Petrorecôncavo (RECV3), que registram ganhos de 0,30% e 0,19%, respectivamente. Por outro lado, os papéis da 3R Petroleum (RRRP3) sofrem no pregão e recuam 0,78%.
O Ibovespa, por sua vez, sobe 0,14%, aos 129.387,87 pontos, enquanto investidores aguardam a decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve ser divulgada após o fechamento do mercado. Apesar da expectativa ser de continuidade do processo de afrouxamento monetário, não há unanimidade em relação ao tamanho da redução da Selic: 0,5 ou 0,25 ponto percentual.