A semana vai chegando ao fim em meio ao maior apetite por ativos de risco no exterior, com os mercados acionários na Europa e os índices futuros de Nova York ampliando os ganhos recentes. Aparentemente, os voláteis dados semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que desta vez vieram acima do esperado, reforçam as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) possa começar a reduzir seus juros no segundo semestre deste ano.
Leia também
Além disso, do outro lado do globo, uma reportagem da Bloomberg revelando que a China considera isentar investidores do pagamento de impostos sobre dividendos obtidos aumentou a procura por ativos na região, impulsionando o desempenho dos mercados por lá durante a madrugada. Veja como fecharam as bolsas asiáticas nesta manhã.
Enquanto isso, em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) estão em baixa, o dólar trabalha perto da estabilidade frente outras moedas principais, os contratos futuros do petróleo estendem ganhos dessa quinta-feira (9) e os preços futuros do minério de ferro registraram pequena valorização durante a madrugada em Singapura.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Esse ambiente externo propício à tomada de risco pode apoiar o desempenho local, mas é improvável que observemos uma alta mais sustentada até que os investidores tomem ciência dos motivos que levaram à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira (8) – a ata só será publicada na próxima terça-feira (14). Enquanto isso, os dados de inflação em abril são o grande destaque do dia, assim como deve ser bem recebido o acordo entre Governo e Congresso sobre a desoneração da folha de pagamento das empresas.
Agenda econômica 10/05:
Brasil: A agenda do dia traz o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril (9h), cuja expectativa no mercado é de aceleração da inflação a 0,33%, após 0,16% em março. Entre os eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se (10h) com presidente do Banco Bocom BBM, Alexandre Lowenkron, no gabinete ministerial em São Paulo.
EUA: Estão previstos o índice de sentimento do consumidor preliminar de maio e as expectativas de inflação (11h). Ainda há expectativa por eventos públicos com os dirigentes do Federal Reserve Michelle Bowman, diretora (10h), Neel Kashkari, de Minneapolis (11h e 13h45), Lorie Logan, de Dallas (11h), Austan Goolsbee, de Chicago (13h45) e Michael Barr, vice-presidente de supervisão (14h30).
Europa: O economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill concede coletiva de imprensa (8h15) e o Banco Central Europeu (BCE) divulga ata da última reunião monetária (8h30).
Publicidade
China: Durante a noite, serão publicados os dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao Produtor (PPI) de abril (22h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.