Em meio à liquidez mais restrita, em função do feriado de Memorial Day nos Estados Unidos, as principais bolsas europeias abrem a semana com um fôlego mais reduzido, especialmente depois do alerta do economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, de que a política monetária por lá terá de permanecer restritiva durante o ano – mesmo que haja um corte nas taxas de juros no próximo mês.
Leia também
Do outro lado do mundo, o índice MSCI Asia Pacific registrou o seu maior ganho desde 16 de maio, liderado por índices de Hong Kong, China e Japão, à medida que os investidores avaliam os esforços mais recentes da China para pôr fim à sua crise imobiliária e reaquecer a atividade econômica na região. Veja aqui como fecharam as bolsas asiáticas nesta segunda-feira (27).
É digno de nota que a regra do “D+1”, fazendo com que as ações americanas sejam liquidadas em um dia em vez de dois, tem o potencial de causar problemas aos investidores estrangeiros, uma vez que entrará em vigor quando os mercados à vista regressarem do fim de semana prolongado.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em outros mercados, o dólar recua levemente no exterior, os contratos futuros do petróleo sobem após a maior perda semanal em quatro semanas, com foco em reunião sobre oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) no domingo (26) e na demanda americana no início da temporada de verão, enquanto os preços futuros do minério de ferro recuaram, depois de terem atingido o maior nível desde março.
Por aqui, sem um forte referencial vindo do exterior, é muito provável que os ativos oscilem dentro de margens estreitas – mesmo depois de o Ibovespa ter acumulado a sexta queda seguida no último pregão. Como direcionadores para a sessão, a palestra de Roberto Campos Neto durante almoço com empresários em São Paulo será acompanhada, especialmente se considerarmos o fato de as expectativas de inflação estarem acelerando.
Agenda econômica
Brasil: Entre os eventos, Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), concede sua primeira entrevista após o fechamento de mercado e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra em almoço empresarial em São Paulo (12h). Além disso, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, participa de evento (18h).
Na frente de indicadores, serão divulgados logo cedo (8h) o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) de maio, dados de confiança da construção, seguidos do boletim semanal Focus (8h25). Nos próximos dias, destaque para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, na terça-feira (28), além dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Ainda hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o setor de proteínas (Abiec, Abpa e Abrafrigo) e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebe o diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Afonso Bevilaqua (8h30), em São Paulo.
Publicidade
EUA: Nos próximos dias, sairão indicadores como a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre e o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE, na sigla em inglês) de abril. Há ainda falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e a divulgação de dados de confiança.
Europa: O economista-chefe do BCE, Philip Lane, discursa novamente em evento (9h).
China: O lucro industrial registrou alta de 4,3% no período entre janeiro e abril, na comparação com igual intervalo de 2023 e, apenas em abril, o lucro industrial cresceu 4%, na comparação anual.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade