Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha em queda pela 6ª sessão seguida com Magalu na ponta negativa

O pregão começou com alguma melhora na percepção de risco dos investidores, mas clima de cautela preponderou

Ibovespa hoje: índice fecha em queda pela 6ª sessão seguida com Magalu na ponta negativa
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa até tentou evitar uma nova queda, mas fechou no campo negativo nesta sexta-feira (24) pela sexta sessão consecutiva. Ao longa da semana, o índice acumulou perdas superiores a 2,5%, na maior retração desde o intervalo entre 20 e 24 de março do ano passado, quando havia cedido 3,09%, segundo informações do Broadcast. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,34%, aos 124.305,57 pontos, oscilando entre máxima a 125.257,27 pontos e mínima a 124.259,33 pontos.

O pregão começou com alguma melhora na percepção de risco dos investidores, mas a possibilidade de que os juros dos Estados Unidos ficarão elevados por um longo período ainda predominou. “A falta de tração das Bolsas globais também pode ter relação com o fim de semana prolongado nos Estados Unidos, onde será feriado na segunda-feira (27) e o mercado estará fechado”, destaca Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

O especialista explica que a piora do humor do Ibovespa ao longo do dia também acompanhou a perda de força das principais ações de peso: Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis da mineradora reduziram ganhos após declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ao Estadão/Broadcast, ele disse que o impasse no acordo de reparação pelo desastre de Mariana (MG) não está no valor em negociação. “O valor é importante mas não é o ponto que impediu o acordo de acontecer”, afirmou. Segundo ele, as mineradoras querem primeiro discutir o valor para depois discutir o texto, o que é, na sua avaliação, um equívoco.

Já as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) encerraram no campo negativo e contrariaram o movimento dos contratos futuros de petróleo, que fecharam em alta, após quatro sessões consecutivas de queda,. Nesta sexta-feira, a companhia anunciou ainda que o comitê do seu Conselho de Administração aprovou a indicação de Magda Chambriard como conselheira e presidente da estatal.

Quem liderou as baixas do Ibovespa, foram as ações do Magazine Luiza (MGLU3), que estenderam as perdas da véspera, quando figuraram entre os principais destaques negativos do índice. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira (23) que a tendência é vetar a taxação sobre compras com valor de até US$ 50 em sites internacionais, o que, na avaliação de Rafael Passos, sócio da Ajax Asset, ao Broadcast, “reacende temor sobre competição no setor”.

Do lado oposto, as ações da Azul (AZUL4) figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, após o anúncio de codeshare entre a empresa e a Gol (GOLL4). Esse acordo ocorre quando duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda.

Em comunicado, as empresas explicaram que a parceria realizada entre elas inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas companhias e não pela outra. O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Publicidade

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.