Em nota enviada ao E-Investidor, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão das contas do FGTS, explicou que o problema ocorreu pela alteração na data máxima que as empresas podem depositar a contribuição no Fundo. Desde abril, o recolhimento passou a ser realizado até o dia 20 e não mais até o dia 7 de cada mês.
“Em função da alteração da data de vencimento de recolhimento do FGTS, a Caixa está atualizando rotinas no processamento do fundo para se adequar ao novo modelo. A ação não gera impacto financeiro aos trabalhadores nem tampouco necessidade de comparecimento em agências do banco”, explicou a instituição, destacando que a normalização das contas já foi iniciada.
Apesar dos bloqueios, a consulta ao saldo permanece disponível pelo aplicativo do FGTS. Nesta reportagem, explicamos o passo a passo para os trabalhadores conferirem o dinheiro que possuem no Fundo.
Quem está impedido de resgatar os valores, deve entrar em contato diretamente com a Caixa e aguardar a normalização das operações. Para falar com a instituição, basta ligar no número 0800 726 0207. O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Quais outros problemas podem causar o bloqueio do FGTS?
Existem outras situações que podem fazer o saldo do FGTS ser bloqueado, conforme explicamos aqui. Quando o dinheiro do Fundo é utilizado como garantia de um empréstimo, por exemplo, o saque fica paralisado, pois o valor poderá ser usado caso o consumidor deixe de pagar as parcelas da negociação.
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador recebe uma porcentagem do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário, mas “abre mão” do resgate a que teria direito em razão da rescisão do seu contrato de trabalho sem justa causa. Nesse caso, ao ser demitido, o profissional só pode receber a multa rescisória, enquanto o restante do dinheiro fica bloqueado.
Mais uma causa para o bloqueio do dinheiro é a determinação judicial em caso de não pagamento de pensão alimentícia. A lei entende que a pensão serve para suprir necessidades básicas essenciais, permitindo então a penhora e o consequente bloqueio do saldo para o pagamento do valor devido.
Uma outra situação que pode gerar a interrupção dos saques do FGTS é a irregularidade de dados cadastrais dos trabalhadores. Quando ocorre alguma divergência ou irregularidade nas informações pessoais do titular, o resgate do dinheiro do fundo corre o risco de ser comprometido.