- Os fundos imobiliários estão conseguindo mostrar resiliência em um cenário que, até aqui, tem sido bastante negativo para a renda variável
- O IFIX, índice de fundos imobiliários da B3, cai apenas 0,27% no acumulado do ano — o IBOV, por sua vez, cai 10,65%.
- Levantamento mostra quais são os ativos que mais sobem e os que mais pagam dividendos em 2024
Os fundos imobiliários estão conseguindo mostrar resiliência em um cenário que, até aqui, tem sido bastante negativo para a renda variável. A disparada do risco fiscal derrubou a Bolsa, aumentou os prêmios da renda fixa e levou o mercado a uma onda de revisões nas projeções para o Ibovespa, a Selic e o dólar em 2024. Ainda assim, o IFIX, índice de fundos imobiliários da B3, cai apenas 0,27% no acumulado do ano — o IBOV, por sua vez, cai 10,65%.
Um levantamento mensal feito pela Quantum Finance para o E-Investidor mostra que o FII que mais sobe no ano acumula uma valorização de 270,71% entre os meses de janeiro e maio. É o Rio Bravo Crédito Imobiliário II, um fundo que está em processo de desinvestimento, devolvendo capital a seus acionistas por meio de dividendos e amortizações, o que “distorce” o desempenho do ativo. Contamos essa história aqui.
Leia também
Fora o RBVO11, os melhores FIIs de 2024 acumulam ganhos mais modestos, mas ainda expressivos para um ano que vem se mostrando bastante desafiador para a renda variável. O Hedge Office Income (HOFC11) sobe 66% nos cinco primeiros meses do ano. Atrás dele, Veja o ranking:
Publicidade
Quando o assunto é dividendos, os FIIs da Rio Bravo também são destaque. Além do RBVO11, que acumula um dividend yield de 8,38% no período, o Rio Bravo Oportunidades Imobiliárias (RBOP11) é quem mais remunera seus investidores no ano, com um yield de 10,09% entre janeiro e maio.
Todo o Top 10 tem um dividend yield acima de 5%, ou seja, superior a 1% ao mês até aqui. Veja ranking: