Investimentos de renda fixa, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), são indicados para objetivos financeiros de menor risco. Com um formato parecido com o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a LCI e a LCA funcionam como um empréstimo do seu dinheiro à instituição financeira para financiar projetos do agronegócio ou do setor imobiliário.
Leia também
Na prática, o investidor compra uma “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros que podem ser prefixados ou pós-fixados. Na hora de investir, os títulos prefixados mostram o valor a receber no momento da contratação. Já o pós-fixado possui parte do rendimento atrelado a indicadores econômicos, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, taxa básica de juros do País.
- Veja mais: Entenda o que é LCA
A liquidez, também é um ponto de atenção. Isso porque ela varia e depende do banco ou corretora contratados, ainda que existam opções com resgates diários e outras com tempo de carência maior.
As vantagens de investir em LCI e LCA
Muitos investidores optam pelas letras de crédito porque elas possuem isenção do Imposto de Renda (IR), assim como a ausência de taxas administrativas, tornando-se uma boa opção para quem procura redução de gastos. Esse dado é importante porque faz esses investimentos, que à primeira vista parecem ter menor rentabilidade, ficarem mais vantajosos em alguns cenários. No entanto, a declaração da LCI e LCA no imposto de renda é obrigatória, veja nesta matéria como fazer a sua.
Outra vantagem desse investimento é o fato de ele estar coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF caso a instituição financeira não consiga honrar o pagamento do título. Esses dois benefícios juntos são interessantes, pois a única aplicação em renda fixa nas mesmas condições é a poupança, com baixa rentabilidade.
E quais são as desvantagens das Letras de Crédito?
Além de uma rentabilidade que costuma ser abaixo de 100% do CDI, a principal desvantagem das LCs é a falta de liquidez: caso você precise resgatar o dinheiro antes do dia de vencimento, não terá o seu rendimento garantido e pode ainda sofrer descontos no valor investido, dependendo do tempo de aplicação.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Existem opções de LCI e LCA com prazo de resgate mais curto, mas o percentual de rendimento fica bem abaixo do registrado no ativo tradicional. Por isso, a LCI é recomendada para quem deseja realizar investimentos de médio ou longo prazo.
Vale ressaltar que não é aconselhável aplicar um valor relacionado a reserva financeira de emergência, para não correr o risco de não conseguir resgatar o dinheiro quando necessário. Os ganhos com as letras de crédito também estão sujeitos ao pagamento do imposto sobre operação financeira (IOF).
Recentemente, o governo federal decidiu, via Conselho Monetário Nacional (CMN), que a carência – período em que não pode ser feito o resgate ou movimentação financeira – de 90 dias das LCs possuem agora prazo mínimo de carência de 12 meses (LCIs) e 9 meses (LCAs). Essa alteração acaba atrapalhando o investimento daqueles que buscam investir a curto prazo.
O governo também restringiu a quantidade de emissões desses ativos. Isso diminui a quantidade de ativos disponíveis e as taxas tendem a ficar menores e mais conservadoras, com rentabilidade mais baixa.