

O Banco Central (BC) comunicou na noite desta segunda-feira (29) o vazamento de dados de chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade de três cooperativas filiadas à Unicred, em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
Publicidade
O Banco Central (BC) comunicou na noite desta segunda-feira (29) o vazamento de dados de chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade de três cooperativas filiadas à Unicred, em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas, não foram expostos, nem quaisquer outras informações sob sigilo bancário. De acordo com o BC, os dados obtidos são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Ao E-Investidor, a Unicred informou que o incidente malicioso de segurança ocorreu nos dias 6 e 7 de julho. Segundo a instituição, as medidas adequadas para contenção foram imediatamente implementadas, tão logo se teve conhecimento do caso. Além disso, as contas potencialmente afetadas foram imediatamente bloqueadas para investigação interna. Seus dados de login e senha também foram reiniciados.
A instituição afirmou ainda ter avisado os titulares da conta sobre o ocorrido. O BC sinalizou que essa comunicação é feita diretamente com a instituição financeira responsável, sendo que o órgão não usa quaisquer outros meios para falar com os usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Neste momento já é possível informar que a ação maliciosa não comprometeu dados sensíveis, não resultou em transações financeiras fraudulentas e não afetou as operações da Unicred. A instituição lamenta qualquer inconveniente causado por este incidente, se coloca à disposição para maiores esclarecimentos através do endereço de e-mail [email protected] e reafirma o seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados“, disse a Unicred em nota.
O BC, por sua vez, destacou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. Medidas sancionadoras previstas na regulação vigente também deverão ser aplicadas.
Mesmo não sendo exigido pela legislação atual, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu sempre comunicar vazamentos de dados de chaves Pix à sociedade. Para o órgão, essa atitude representa o compromisso com a transparência que rege sua atuação.
Roberto Campos Neto, presidente do BC, já chegou a comentar sobre os casos. Ele ressaltou que os episódios não são tão graves, no sentido de que dados sensíveis não são expostos. Disse, no entanto, que ter transparência total e comunicar os incidentes é “super importante”. Nesta página, o usuário pode acompanhar outros vazamentos de dados de chaves de Pix já sinalizados pelo órgão, além do reportado pela Unicred.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador