O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,29%, aos 127.763,97 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta sexta-feira (2) ocorre com atenções voltadas aos números da indústria no Brasil, aos dados da inflação semanal e ao resultado do relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll.
Leia também
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial no País subiu 4,1% em junho, na comparação com maio de 2024. Já na comparação com junho do ano passado, o avanço foi de 3,2%.
A indústria nacional acumula alta de 2,6% em 2024 e de 1,5% em 12 meses, de acordo com o órgão. A alta de 4,1% na produção industrial de junho, na comparação com maio, fez o setor ultrapassar em 2,8% seu nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. No entanto, a indústria segue 14,3% abaixo da marca recorde de maio de 2011, conforme os dados do IBGE.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou mais cedo que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou em seis das sete capitais pesquisadas no encerramento de julho. O indicador fechou o último mês em 0,54%, após registrar avanço de 0,22% no encerramento de junho.
Nos EUA, o Departamento do Trabalho informou que foram criados 114 mil empregos em julho. A expectativa, entretanto, era de 180 mil novas vagas de emprego. O relatório mostrou que a taxa de desemprego dos EUA subiu para 4,3% em julho, ante 4,1% em junho. Havia expectativa de manutenção, nos 4,1%.
Os números são acompanhados de perto por analistas de mercado e investidores, visto que esse deve ser um dos indicadores avaliados pelo Federal Reserve (Fed, o bc estadunidense) para que tenha início o corte na taxa básica de juros do país.
A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está marcada para o mês de setembro. Os movimentos observados no exterior podem afetar o mercado, as negociações domésticas e o índice Ibovespa.
Confira outros 3 destaques para o Ibovespa hoje
Bolsas internacionais
As bolsas na Ásia tiveram fortes perdas e o iene volta a se fortalecer, ecoando a aversão ao risco em Wall Street e reagindo a balanços frustrantes de big techs americanas, principalmente da Intel (ITLC34), que pesou em ações de chips asiáticas. Já as bolsas europeias operam em baixa, com mau humor global iniciado em NY.
Publicidade
As ações da Intel e da Amazon (AMZO34) sofriam tombos de 21,51% e 8,37%, respectivamente, no pré-mercado de Nova York às 6h40 (de Brasília). Já a Apple (AAPL34) tinha modesta baixa de 0,16%.
O Nasdaq continua exibindo as piores perdas entre os futuros de Nova York, enquanto juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar voltam a cair. Os contratos futuros do ouro atingem nova máxima histórica nesta sexta-feira, em meio a preocupações com a economia dos EUA.
A aversão ao risco é intensificada pelos conflitos geopolíticos no Oriente Médio. Um possível ataque iraniano a Israel está no radar sob preocupações com a oferta do produto, o que dá leve suporte ao petróleo. Mas se o payroll confirmar os sinais de enfraquecimento econômico nos EUA, a commodity pode se enfraquecer por incertezas sobre a demanda.
O porta-voz das Forças Armadas de Israel (IDF), Daniel Hagari, voltou a dizer, na quinta-feira (1º), que o país não quer um conflito mais amplo, mas que estão “totalmente preparados” para qualquer cenário, e que não vão recuar caso sejam atacados.
O Banco Central Europeu (BCE) destacou que a estabilidade econômica da zona do euro pode ser afetada pela “guerra injustificada da Rússia contra a Ucrânia” e o “trágico conflito no Oriente Médio”. A S&P Global alertou que, embora seja desafiador quantificar os impactos de um conflito mais amplo, os efeitos negativos para Israel tornam possível uma alteração no risco de crédito.
Commodities
Na Bolsa, as altas modestas do petróleo e de 2,16% do minério de ferro na China, nesta manhã, podem apoiar ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), amenizando o impacto externo negativo sobre o Ibovespa.
Mercado brasileiro
A aversão a risco no exterior deve continuar pesando no humor local. Investidores devem olhar ainda os dados de produção industrial e acompanhar as teleconferências de várias empresas, após divulgarem resultados do segundo trimestre na quinta-feira (1º), como o balanço da Auren (AURE3) e os números da Cielo (CIEL3).
Publicidade
Nos juros, a queda dos rendimentos dos Treasuries pode aliviar os ajustes na curva, após a reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom), indicar que a ampla maioria do mercado (39 de 43 casas, ou 90,6%) prevê que a Selic deve ficar parada em 10,50% até o final do ano.
No câmbio, o dólar pode hesitar em meio à queda externa ante moedas desenvolvidas, mas com sinais divergentes em relação a divisas emergentes e ligadas a commodities.
Alta do dólar ante peso mexicano pode reverberar no real com sinais de desmonte de operações de carry trade (mecanismo utilizado para tentar obter lucros com base na diferença entre a taxa de juros de dois países) e busca de proteção no iene japonês.
O sentimento ruim sobre as contas públicas do país também pode continuar permeando os negócios. A equipe econômica teme o impacto fiscal da operação envolvendo Angra 3 e Eletrobras (ELET3; ELET6), em um acordo que vem sendo costurado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.