O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024 foi pago no final de julho e contemplou mais de 5 milhões de contribuintes. Já a consulta do 4º lote estará disponível a partido do dia 24 de agosto. Geralmente, as restituições são pagas uma semana após a liberação da consulta.
Leia também
A Receita não informa precisamente qual será o lote de restituição do contribuinte. Dessa forma, a pessoa sempre deve consultar a informação a cada vez que o órgão abrir a consulta a algum lote. Para acompanhar o processo, é necessário acessar esta página da Receita e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Apesar de não existir uma forma de prever com antecedência quantos pessoas irão receber o lote do contribuinte, existem grupos que recebem prioridade no pagamento dos valores e, portanto, costumam ser os primeiros a receber o dinheiro. Na frente da lista para ter acesso à restituição, estão:
Quem irá receber a restituição?
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, deficientes ou portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Havendo números iguais em algum dos critérios, a Receita garante preferência a quem entregou a declaração primeiro. Para aqueles que caíram na malha fina, no entanto, vão para o final da fila de prioridade e só podem acessar os valores após corrigir as pendências com o Fisco.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
OS próximos lotes de restituição serão distribuídos de acordo com o cronograma abaixo:
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.