O que este conteúdo fez por você?
- Antes da pandemia, a ACSP projetava um crescimento nas vendas em torno de 3% para o amo de 2020.
(Estadão Conteúdo) – O comércio paulista registrou elevação média de 17,1% nas vendas em novembro, em comparação com outubro. Se comparado a novembro de 2019, o resultado foi de 5% de queda. Esse é o melhor patamar em relação ao ano passado desde o início da pandemia.
Leia também
Em maio, auge das perdas causadas pelo novo coronavírus, o resultado de vendas foi 67% mais baixo que o mesmo período de um ano atrás. Os dados são do Balanço de Vendas, indicador da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A. Antes da pandemia, a ACSP projetava um crescimento nas vendas em torno de 3% para o amo de 2020. Hoje a expectativa é de que o ano se encerrará com perda total de 4,5%, em relação a 2019.
“É como se este ano não tivesse existido”, afirmou Marcel Solimeo, economista da ACSP. “Acreditamos que a passagem por 2021 será como se estivéssemos indo ainda para 2020 agora”, afirma. “Crescimento, mesmo, só acreditamos que vá ocorrer em 2022”, emendou. Quanto ao resultado da Black Friday para o setor, Solimeo destaca o resultado dos e-commerces.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Embora não tenhamos ainda um balanço definitivo dessas vendas, as prévias indicam que já podemos considerar o período de promoções como sendo bem-sucedido para o comércio, principalmente, para os varejistas que trabalham com e-commerce”, afirmou. “As lojas online impactaram este Balanço de Vendas do mês de forma positiva”.