• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Dá para comprar a casa própria juntando dinheiro por 5 ou 10 anos? Veja dicas

Saiba o que especialistas indicam para ajudar quem está juntando dinheiro para dar entrada no financiamento imobiliário

Por Janize Colaço

03/09/2024 | 20:18 Atualização: 03/09/2024 | 22:00

Confira dicas de especialistas para juntar dinheiro e comprar a casa própria. Foto: Adobe Stock
Confira dicas de especialistas para juntar dinheiro e comprar a casa própria. Foto: Adobe Stock

Realizar o sonho da casa própria está entre as principais metas dos brasileiros — não por acaso é o principal objetivo na hora de investir, como mostramos nesta reportagem. No entanto, o maior entrave que muitos encontram está em um dos primeiros passos a ser dado: a entrada para o financiamento imobiliário. Mas como juntar dinheiro para tirar esse plano do papel?

Leia mais:
  • As cartas na manga da Azul para fugir da recuperação judicial
  • 11 títulos de renda fixa isentos de IR para ter na carteira, segundo o BB
  • Herança: o que acontece se herdeiros abrirem o inventário fora do prazo?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Sonho da casa própria: vale a pena comprar um imóvel na planta?

De acordo com o Índice FipeZap, a média nacional do preço de venda de imóveis residenciais foi de R$ 9,1 mil por metro quadrado no último mês de agosto. No acumulado de 2024, a pesquisa mostra que houve uma variação positiva de 5,13% nos valores. O resultado é superior ao resultado da inflação acumulada no período de 2,87%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), assim como ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que avançou 2%.

Considerando o cenário acima, o professor do MBA em Controladoria e Finanças da Universidade Positivo, Hugo Meza, afirma que nenhum tipo de compra de grande porte se faz sem um planejamento. Para isso, ele recomenda considerar o valor ideal da casa própria e a sua possível valorização até o negócio ser fechado.

“Planejar o valor do imóvel que gostaria de comprar, o prazo para juntar os recursos e quais são as fontes de renda para conseguir esse sonho, além de definir um percentual a sacrificar permanentemente para juntar o dinheiro, tudo isso é essencial”, aponta. O professor frisa ainda que uma reserva financeira pode ser usada na entrada para financiamentos, porém a parcela do imóvel não deve ultrapassar 30% da renda mensal bruta.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda assim, para a planejadora financeira CFP pela Planejar, Leticia Camargo, dificilmente uma família conseguirá juntar recursos em apenas 12 meses para dar entrada no financiamento da casa própria. “Investimentos em imóvel requerem uma grande quantia de recursos, que muito provavelmente serão guardados ao longo de alguns anos, mesmo que seja o dinheiro para a entrada”, explica.

Como juntar dinheiro para comprar a casa própria?

Na mesma linha de raciocínio, a educadora financeira Aline Soaper recomenda que quem está com planos de comprar um imóvel defina um valor mensal a ser reservado para essa finalidade. “E separar antes de pagar as contas, não esperar sobrar para fazer o investimento”, diz.

Além disso, ela destaca que o ideal seria fazer um planejamento para investir, no mínimo, 10% da renda mensal para essa reserva, que será usada na entrada do imóvel. “Se a pessoa receber como autônoma, deve investir várias vezes ao mês, separando 10% sempre que receber.”

  • Leia mais: Dívida de condomínio pode levar imóvel a leilão e gerar prejuízo para investidores

Um dos principais erros apontados pelos especialistas consultados pelo E-Investidor é deixar essa quantia a ser reservada por último. Isto é, após pagar todas as contas e gastos previstos no mês, para então separar a quantia da entrada do imóvel. “Assim nunca vai conseguir alcançar o valor necessário”, salienta Soaper.

Já Camargo indica o agendamento de uma aplicação automática no dia do recebimento do salário para não esquecer de guardar. “Garantindo que o dinheiro será poupado logo, sem nem ficar na conta”, diz. Ela alerta que esse recurso pode ser alvo de algum objetivo de curto prazo caso não haja uma reserva de emergências. “Quando há um imprevisto, a família se endivida já que não consegue resgatar aqueles investimentos com carência, que seriam para o objetivo da casa no médio ou longo prazo.”

Outros erros na hora de juntar dinheiro para a casa própria incluem:

  • utilizar a reserva para o imóvel para pagar férias ou a troca de automóvel;
  • compras por impulso que possam comprometer o orçamento mensal e demandar o uso da reserva;
  • falta de limite nos gastos do orçamento familiar;
  • não definir um valor mínimo para ser guardado mensalmente.

Guardar ou investir o dinheiro para dar entrada no financiamento do imóvel?

Ao pensar em formar uma reserva para dar entrada no financiamento imobiliário a primeira decisão pode ser acumular esse valor na poupança. Entretanto, esse não é o meio mais rentável para quem tem mais pressa. Não por acaso, os especialistas recomendam o aporte do valor em algum tipo de investimento.

Publicidade

Soaper explica que, sabendo o prazo em que esse dinheiro precisa ser usado, um caminho indicado seria aplicá-lo na renda fixa, em ativos com rentabilidade maior a médio e longo prazo ou que possam proteger o investimento da perda pela inflação. “Não recomendo ir para a renda variável, porque pode ter variação e perda no momento que o valor será usado para fazer a compra da casa.”

  • Sucessão de imóvel: o que fazer quando um dos herdeiros não quer vender o bem?

Considerando a rentabilidade para quem quer juntar dinheiro por um ano, Leticia Camargo, da Planejar, recomenda opções como o Tesouro Selic e Certificado de Depósito Bancário (CDB) com 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). “Para prazos mais longos, próximos de 5 anos, seria possível até um prefixado ou título híbrido (atualizado pela inflação mais uma taxa prefixada) cujo vencimento case com o prazo do objetivo da casa própria.”

Considerando um planejamento de dez anos, Camargo não se opõe ao investimento na renda variável. “Por ser longo prazo, já seria possível ter algum risco nos investimentos. Podendo até se utilizar de ações também, lembrando que, conforme o prazo da compra da casa for se aproximando, seria importante ir reduzindo o risco da carteira”, alerta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Casa propria
  • Conteúdo E-Investidor
  • financiamentos
  • Imóveis
Cotações
04/07/2025 22h34 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 22h34 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    O que é IOF e como funciona?

  • 5

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Últimas: Educação Financeira
Receita liberou o maior lote da história: veja 5 dicas para usar bem a restituição
Educação Financeira
Receita liberou o maior lote da história: veja 5 dicas para usar bem a restituição

Maior lote da história devolveu R$ 11 bilhões a mais de 6,5 milhões de contribuintes

04/07/2025 | 19h48 | Por Igor Markevich
Pagamentos em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Educação Financeira
Pagamentos em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?

Empregadores têm até o quinto dia útil do mês em questão para realizar o pagamento do mês anterior

04/07/2025 | 09h39 | Por Camilly Rosaboni
Receita faz os pagamentos primeiro aos contribuintes com direito à prioridade legal; confira os critérios
Educação Financeira
Receita faz os pagamentos primeiro aos contribuintes com direito à prioridade legal; confira os critérios

Último pagamento está previsto para o fim de setembro segundo o cronograma oficial

04/07/2025 | 06h00 | Por Igor Markevich
Retomada extrajudicial de veículo: entenda a nova lei que acelera a apreensão para inadimplentes
Educação Financeira
Retomada extrajudicial de veículo: entenda a nova lei que acelera a apreensão para inadimplentes

Medida que favorece credores só vale se critérios forem cumpridos no contrato de financiamento; veja quais são eles

03/07/2025 | 17h41 | Por Isabela Ortiz
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador