(Reuters) – O tom negativo prevalecia na bolsa paulista nesta sexta-feira, com o exterior corroborando movimentos de realização de lucros, embora tímidos, após o Ibovespa superar os 115 mil pontos na véspera pela primeira vez desde fevereiro.
Leia também
Mesmo com o declínio, o Ibovespa continua na direção de mais um ganho semanal, o sexto consecutivo, o que não acontece desde as seis semanas seguidas de alta entre o final de 2018 e começo de 2019.
Às 11:44, o Ibovespa caía 0,53 %, a 114.516,26 pontos, contabilizando alta semanal de 0,67%. O volume financeiro 7,2bilhões de reais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Apesar da continuidade de notícias positivas sobre o avanço da vacina contra o covid-19 no mundo, o mercado financeiro segue sem tração nesta manhã”, afirmaram analistas da Mirae Asset em comentários a clientes.
Eles citam como fatores para o viés de baixa em praças acionárias no exterior dificuldades de aprovação do Brexit e aumento de casos de Covid-19 no Hemisfério Norte, enquanto um novo pacote de estímulos nos EUA continua em discussão.
Wall Street abriu com o sinal negativo, seguindo a trajetória dos pregões europeus. Na Ásia, o índice de blue-chips da China registrou a maior perda semanal em 11 semanas.
O fluxo de notícias está relativamente fraco nesta sessão, observou a equipe da Tullett Prebon Brasil, avaliando que o mercado brasileiro deve seguir o viés externo e ajustar um pouco o rali recente.
Publicidade
Em dezembro, a alta do Ibovespa alcança cerca de 5%.
DESTAQUES
– PETROBRAS PN e PETROBRAS ON perdiam 1,08% e 1,27%, respectivamente, em meio a ajustes após fortes ganhos na véspera, seguindo a fraqueza do petróleo no exterior. A empresa anunciou que pagará dividendos de 2019 a partir de terça-feira. PETRORIO ON caía 3,38%.
– CSN ON cedia 2,14%, entre as maiores quedas do Ibovespa, após renovar máximas históricas na quinta-feira, na esteira de projeções positivas da empresa, além de sinalização sobre o IPO da unidade de mineração para janeiro.
– VALE ON subia 0,19%, com nova alta dos preços futuros do minério de ferro na China. Siderúrgicas chinesas pediram nesta sexta-feira a reguladores que investiguem o recente salto nos preços do minério de ferro e enfrentem eventuais irregularidades no mercado.
– ITAÚ UNIBANCO PN caía 0,49%, em meio a movimentos de realização de lucros, com BRADESCO PN em baixa de 0,71%, enquanto BANCO DO BRASIL ON subia 1,85%, após evento com analistas e investidores na véspera no qual sinalizou medidas em busca de melhorar a rentabilidade.
Publicidade
– ELETROBRAS ON ganhava 6,14%, ampliando o avanço em dezembro, que supera 25%. Mais cedo nesta semana, o BTG Pactual publicou relatório recomendando a compra das ações, citando reviravolta operacional “sem precedente” e potencial valor significativo no caso de privatização.
– CIELO ON subia 1,56%, no segundo pregão seguido de alta, enquanto ainda acumula perda de mais de 50% em 2020.
– COGNA ON avançava 1,53%, no último pregão antes de evento da empresa de educação com analistas e investidores na segunda-feira. Analistas do Bradesco BBI esperam que o evento traga mais clareza a respeito da reestruturação presencial da Kroton. YDUQS ON perdia 3,73%.