Clientes da Caixa Econômica Federal estão reclamando de instabilidade em transações via Pix no aplicativo ou no site do banco. De acordo com o site de monitoramento Downdetector, até as 11h39 (de Brasília) desta segunda-feira (9), 662 notificações de problemas com a Caixa foram reportados. O assunto chegou a figurar no Google Trends, plataforma que monitora pesquisas na web. A ouvidoria da Caixa confirmou as instabilidades ao E-Investidor sem previsão de normalização dos serviços.
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Em um dos comentários feitos na plataforma de monitoramento, um usuário expressou sua indignação: “Pix ainda está fora do ar. Está se tornando cada vez mais frequente. Acho que estão migrando para outro app. Em breve, vai parar e vão apresentar outro aplicativo para substituir”, disse o internauta. Alguns internautas também relataram problemas com as aposta online e lotéricas.
Ainda segundo a plataforma, 89% das reclamações vieram de problemas com Pix, 8% em operações no internet banking e 3% no caixa eletrônico.
O que fazer quando o Pix estiver fora do ar
Segundo o site do Serasa, algumas ações podem ser tomadas diante das falhas em transações instantâneas na Caixa. São elas:
- Verifique sua conexão com a internet: certifique-se de que sua conexão com a internet está estável e funcionando corretamente. Uma conexão ruim pode ser a causa dos problemas enfrentados;
- Mantenha seus aplicativos atualizados: a atualização dos aplicativos da Caixa pode corrigir eventuais falhas e garantir o bom funcionamento dos programas. Verifique se há atualizações disponíveis na loja de aplicativos do seu celular;
- Considere utilizar métodos de pagamento alternativos: na indisponibilidade do Pix, use outras formas de pagamento, como transferências bancárias tradicionais, boletos ou cartões de crédito e débito. Essas alternativas são confiáveis e podem ser usadas para garantir que as transações sejam concluídas.
Se o Pix permanecer fora do ar, considere as seguintes etapas:
- Acompanhe o status do Pix e do aplicativo da Caixa. Sites e redes sociais das instituições podem fornecer informações sobre esses problemas;
- Entre em contato com o suporte técnico do banco para obter ajuda. Eles podem fornecer informações detalhadas sobre o problema e sugerir soluções. Se o problema for com o aplicativo da Caixa, entre em contato com o suporte da Caixa para resolução.
Saiba quais motivos podem causar problemas no Pix
O site do Serasa também lista algumas situações em que o sistema Pix pode apresentar instabilidades. Entre elas:
- Manutenção do sistema: o Pix da Caixa Econômica Federal pode ficar fora do ar devido a alguma manutenção necessária para manter o sistema funcionando com segurança. Por isso podem haver interrupções temporárias que duram de minutos a algumas horas;
- Problemas técnicos: falhas no sistema podem levar a momentos de indisponibilidade. Sobrecarga no sistema, falhas nos equipamentos ou outras complicações inesperadas são alguns dos problemas técnicos que podem ocorrer;
- Erros no aplicativo: falhas ou bugs no aplicativo do banco podem causar complicações nas transações realizadas por meio do Pix;
- Problemas de rede: instabilidade na rede de dados ou no serviço de internet do usuário pode levar o Pix a ficar fora do ar na Caixa.
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