Tempo Real

Ouro fecha em alta e renova máxima histórica com expectativas sobre juros

A fraqueza do dólar registrada no último dia útil da semana também impulsionou o preço do metal precioso

Ouro fecha em alta e renova máxima histórica com expectativas sobre juros
(Foto: Envato Elements)

O ouro fechou em alta histórica nesta sexta-feira (13), impulsionado pelas expectativas de investidores por cortes de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na próxima semana e pela fraqueza do dólar registrada nesta sexta-feira.

O ouro para dezembro fechou em alta de 1,17%, a US$ 2.610,70 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), renovando recorde de fechamento. Durante a sessão, o metal precioso renovou maior nível histórico, a US$ 2.614,60 por onça-troy. Na semana, o ouro teve ganhos de 3,41%.

Segundo o Commerzbank, a alta no preço do metal precioso se deve a grande expectativa do mercado para que o Fed corte as taxas de juros pela primeira vez em quatro anos e meio. O banco alemão projeta um “pequeno corte” nas taxas, mas não espera movimentos significativos de preços no ouro, tendo em vista que já renovou alta recorde.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o Bannockburn Global Forex, a fraqueza do dólar também contribuiu para que o metal precioso atingisse recorde hoje. “Taxas mais baixas e um dólar mais baixo levaram o ouro a um novo recorde”, explica.

O TD Securities afirma que a alta nos preços do ouro está associada a uma aposta em um corte de 50 pontos-base pelo Fed. Hoje, uma reportagem do reportagem do Wall Street Journal indicou que os dirigentes do BC americano estão indecisos sobre a intensidade do corte, o que fez com que os investidores voltassem a apostar na precificação mais agressiva – o que também dificultou a alta do dólar.

Ajudando a fortalecer ainda mais o preço do metal dourado, os papéis das mineradoras de ouro West African Rsources e Perseus Mining dispararam mais de 10% em Sydney, valorizando o ouro.