- Donald Trump abraçou o setor cripto em um Spaces ao vivo no X, com o anúncio formal da World Liberty Financial
- Embora os detalhes da World Liberty ainda estejam nebulosos, o Spaces de mais de duas horas confirmou aspectos chave
- O novo empreendimento poderia, contudo, criar potenciais conflitos de interesse, alertam os Democratas
Por meses, o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump flertou com cripto, desde falar na conferência anual de Bitcoin em Nashville até dar indícios nas redes sociais sobre um novo projeto. Na segunda-feira à noite, ele finalmente abraçou o setor em um Spaces ao vivo no X, com o anúncio formal da World Liberty Financial, uma iniciativa chamada de “finanças descentralizadas” centrada em torno de um token cripto chamado WLFI.
Leia também
Embora os detalhes da World Liberty ainda estejam nebulosos, o Spaces de mais de duas horas confirmou aspectos chave, incluindo o envolvimento de empreendedores pouco conhecidos como Chase Herro, que se descreveu como o ‘Dirtbag da Internet’, o papel central dos filhos de Trump, incluindo o estudante da Universidade de Nova York Barron, e disposições específicas sobre governança interna, que tem sido criticada entre os defensores de cripto.
Com a eleição presidencial a menos de dois meses, o novo empreendimento blockchain de Trump poderia fornecer uma nova fonte de financiamento—mas também criar potenciais conflitos de interesse, alertam os Democratas. Aqui está o que você precisa saber sobre o projeto.
Como Trump se envolveu com cripto?
O interesse de Trump em cripto começou em 2022, quando ele estreou uma coleção de cartões de troca NFT que esgotou em um dia, arrecadando quase $5 milhões em vendas. Embora o ex-presidente anteriormente tenha expressado ceticismo sobre ativos digitais como o Bitcoin, descrevendo-o como uma “fraude” e permitindo que reguladores adotassem uma postura dura contra blockchain, o sucesso dos NFTs pareceu suavizar sua posição.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
À medida que Super PACs focados em cripto emergiram como alguns dos principais arrecadadores de campanha em 2024, Trump cortejou empreendedores de blockchain, até mesmo sendo a principal atração na conferência de Bitcoin em Nashville em julho.
Os indícios em torno da World Liberty Financial começaram em agosto, quando Trump e seus filhos postaram sobre um novo projeto cripto em sua plataforma de mídia social Truth Social que visaria comunidades não bancarizadas e desassistidas. Eles também lançaram um canal no Telegram, com laços emergindo entre empreendedores com conexões frouxas com cripto, incluindo o desenvolvedor imobiliário Steve Witkoff e Herro.
Quem pode comprar o token e quando ele será lançado?
Mais detalhes surgiram no Spaces de segunda-feira, embora o próprio Trump não tenha abordado diretamente o projeto durante seus breves comentários. A World Liberty Financial incluirá um chamado token de governança (versão cripto de ações votantes) chamado WLFI, que será intransferível e não gerará rendimento—dois fatores que parecem torná-lo uma oportunidade de investimento pouco atraente.
Além disso, o token só estará disponível para investidores credenciados, o que parece contrário à missão aparente do projeto de ajudar os desassistidos a obterem empréstimos. Ao disponibilizar o token apenas para investidores credenciados (aqueles com um patrimônio líquido superior a $1 milhão), o projeto provavelmente poderá se qualificar para uma isenção chave da SEC que permite às empresas emitir títulos não registrados.
Os anfitriões do Espaço X não forneceram detalhes específicos sobre o lançamento do projeto, embora tenham compartilhado mais detalhes sobre a alocação, dizendo que 63% do token seria vendido ao público, com apenas 20% indo para a equipe.
Quais são as preocupações sobre o projeto?
Como a Coindesk relatou anteriormente, grande parte da linguagem no white paper vazado parece semelhante ao Dough Finance, outro aplicativo DeFi que foi hackeado durante o verão. A segurança não permanece a única preocupação para o empreendimento cripto da família Trump, no entanto.
Publicidade
Assim como Trump se envolveu em outras críticas de conflito de interesse durante seu primeiro mandato relacionadas à sua vasta rede de negócios, como hotéis e resorts, o lançamento de um novo token cripto poderia levantar questões sobre pessoas comprando o projeto para ganhar influência, ou Trump pressionando reguladores para aprovar seus negócios pessoais, especialmente à medida que agências como a SEC e a Commodity Futures Trading Commission visam empresas cripto similares com ações de fiscalização.
Por enquanto, a World Liberty Financial permanece apenas mais um sinal de que a indústria de blockchain é um dos fatores mais poderosos na eleição de 2024. “Cripto é apenas uma daquelas coisas que temos que fazer, gostemos ou não,” disse Trump na segunda-feira.
Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com
c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group
Publicidade
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.