O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (24) em alta de 0,85%, chegando aos 132.495 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas à ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada esta manhã pelo Banco Central (BC) – confira a agenda completa do dia nesta matéria.
Leia também
O otimismo deve permanecer no principal índice da B3 futuro após a China anunciar seus estímulos econômicos. No entanto, os ganhos podem ser moderados pela cautela no pré-mercado em Nova York e pelas preocupações com as questões fiscais e o cenário de juros no Brasil.
Na véspera, o índice fechou em queda pela quinta sessão seguida com risco fiscal e queda superior a 4% do minério de ferro – veja aqui. Entretanto, nesta terça-feira, as commodities devem favorecer a recuperação do Índice Bovespa amparadas pela alta de 4,64% do minério e o avanço superior a 2% do petróleo em meio às tensões no Oriente Médio e ameaças de furacões nos EUA e no México.
Ata do Copom
O foco dos investidores está na ata do Copom divulgada esta manhã pelo BC, após a elevação da taxa Selic de 10,50% para 10,75% e um tom mais duro no comunicado da última reunião.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Copom dividiu em três “dimensões” a dinâmica como se deu a discussão sobre a condução da política monetária, que levou à alta da Selic na semana passada. A primeira diz respeito à avaliação do mercado, que incluia a elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demandando uma política monetária mais contracionista.
O segundo ponto traz a condução da elevação dos juros. “Todos os membros do Comitê concordaram em iniciar gradualmente o ciclo de aperto de política monetária”, explicitou a ata.
Por fim, o Copom reforçou que os próximos ajustes na Selic e a magnitude total do ciclo de aumento dos juros serão determinados pelo seu “firme compromisso de convergência da inflação à meta”, assim como já constava no comunicado da última quarta-feira (18). Saiba mais sobre a ata neste texto.
Outros indicadores
Além da ata do Copom, também foi divulgado esta manhã o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador fechou a semana com alta de 0,44%, ante alta de 0,21% na quadrissemana anterior.
Investidores acompanham ainda o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), também divulgado pela FGV. O indicador avançou 0,5 ponto em setembro ante agosto, o quarto mês consecutivo de avanços.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast