• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: minério de ferro dispara 10% e dá bom indicativo para Vale (VALE3) na Bolsa; veja os assuntos do dia

Estímulos da China para seu mercado interno animam investidores; petróleo, no entanto, recua

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

30/09/2024 | 8:45 Atualização: 30/09/2024 | 8:56

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

A agenda da semana traz o relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll, além de diversos índices de atividade medidos pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) dos países. O mercado financeiro hoje acompanha as falas dos presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e Banco Central Europeu (BCE), Jerome Powell e Christine Lagarde, em eventos, enquanto investidores brasileiros ficam de olho no boletim Focus e dados do setor público consolidado de agosto.

Leia mais:
  • As empresas com políticas de dividendos mais seguras
  • Itaú, Bradesco, B3 e mais 17 empresas pagam dividendos em outubro
  • Quanto custa investir em franquias? O retorno anual pode chegar em milhões
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na agenda hoje, o governo deve publicar decreto com a nova programação orçamentária, de acordo com o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do 4º Bimestre. O ministro da fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à rádio CBN, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no México, onde vai acompanhar a posse da presidente eleita do país, Cláudia Sheinbaum, na terça-feira (1º).

Nos próximos dias, são esperados os resultados da produção industrial de agosto e do Índice de Preços ao Consumidor do município de São Paulo, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) de setembro na quarta-feira (2); além dos números do Governo Central de agosto, na quinta-feira (3), e da balança comercial de setembro, na sexta-feira (4).

  • Calendário econômico da semana: balança comercial e Powell no radar

Já no exterior, a prévia de setembro da inflação ao consumidor da Alemanha está programada para esta segunda-feira (30) e a da zona do euro para terça-feira (1º), quando saem também os PMIs industriais europeus e americanos.  Os relatórios de empregos Jolts e ADP, que saem na terça e na quarta-feira, respectivamente, serão analisados sob expectativas pelo payroll dos EUA, na sexta-feira (4).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta terça-feira, os candidatos à vice-presidência dos EUA, Tim Walz e JD Vance participam de debate na CBS News. Feriados fecham os mercados financeiros na China, Hong Kong e Coreia do Sul na nesta terça-feira.

Confira os 3 pontos que direcionam o mercado financeiro hoje

Bolsas internacionais

A bolsa chinesa de Shanghai avançou 8,06% nesta segunda-feira, em seu maior ganho diário em 16 anos, reagindo a novos estímulos ao setor imobiliário anunciados pelo banco central chinês (PBoC). O rali chinês, que se ampliou por nove pregões, antecede um feriado que manterá os mercados locais fechados nesta semana.

Os dados de atividade manufatureira da China apontaram leituras abaixo de 50, indicando contração persistentes no setor. Já o índice Nikkei tombou 4,8% em Tóquio hoje e o iene cede ante o dólar, diante de preocupações de que Shigeru Ishiba, que deve assumir como primeiro-ministro do Japão nesta semana, adote políticas desfavoráveis ao mercado financeiro, como possíveis aumentos de impostos.

Em Nova York, os índices futuros de ações adotam viés de baixa, assim como o dólar. Os juros dos Treasuries (títulos de dívida estadunidense) sobem. As bolsas europeias também recuam puxadas por montadoras.

O conflito no Oriente Médio segue no radar. No domingo (29), Israel deu sequência a uma série de ataques contra integrantes do Hezbollah, no Líbano, e estendeu a ofensiva também ao grupo Houthi, no Iêmen. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que vai pedir ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para que uma guerra total no Oriente Médio seja evitada.

Commodities

O avanço de 10,71% do minério de ferro em Dalian nesta segunda-feira, na esteira dos estímulos chineses, ajuda a impulsionar os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3), que subiam 2,29% no pré-mercado em Nova York por volta das 7 horas.

Publicidade

Também os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,69% no mesmo horário, na contramão da queda do petróleo esta manhã. A commodity recua cerca de 0,30%.

Mercado brasileiro

O avanço do minério pode aliviar os ajustes iniciais do Ibovespa em meio ao tom negativo em Nova York. Os mercados locais devem repercutir a adoção em outubro da bandeira tarifária vermelha patamar 2.

Os investidores acompanham também a divulgação da nota do setor público consolidado. A mediana do mercado indica déficit primário de R$ 21,0 bilhões em agosto, após saldo negativo de R$ 21,348 bilhões em julho. Os resultados podem conduzir revisões em projeções sobre o cumprimento das metas fiscais e do aumento do endividamento público, ponto de atenção das agências de classificação de risco.

No câmbio, o fechamento nesta segunda-feira da taxa referencial Ptax (taxa de referência para as operações de câmbio) de setembro e do terceiro trimestre pode trazer alguma volatilidade aos negócios no mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
Cotações
05/07/2025 10h40 (delay 15min)
Câmbio
05/07/2025 10h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    O que é IOF e como funciona?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam

  • 5

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Últimas: Mercado
Casas Bahia (BHIA3): Grupo Mapa não revelou planos sobre ações a serem convertidas
Mercado
Casas Bahia (BHIA3): Grupo Mapa não revelou planos sobre ações a serem convertidas

O posicionamento foi em resposta a um questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito de publicação

05/07/2025 | 10h39 | Por Marcia Furlan
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba

Índice bateu recorde de encerramento, enquanto Bolsas de NY ficaram fechadas em feriado nos EUA

04/07/2025 | 19h05 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%
Mercado
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%

O índice terminou o período em alta de 3,21%, passando de 136.865,79 pontos para 141.263,56 pontos

04/07/2025 | 18h32 | Por Jenne Andrade
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?
Mercado
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?

Junção de fatores externos e internos ajudou o índice da B3 a superar os 141 mil pontos

04/07/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador