• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como desmistificar a lenda da ilegalidade de paraísos fiscais e offshores para os investimentos

Termos carregam forte conotação negativa devido à forma como são citados em filmes, séries e telejornais; entenda o que eles representam para os investimentos

Por Cristina Teixeira, CEO da Astride, e Gabriel Hercos da Cunha, Senior Wealth Planner da Astride

05/11/2024 | 9:11 Atualização: 05/11/2024 | 9:11

Receba esta Coluna no seu e-mail
Termos "paraíso fiscal" e "offshore" carregam forte conotação negativa devido à forma como são citados em filmes, séries e telejornais. (Foto: Envato Elements)
Termos "paraíso fiscal" e "offshore" carregam forte conotação negativa devido à forma como são citados em filmes, séries e telejornais. (Foto: Envato Elements)

Ao longo da história, devido às menções em filmes e seriados, e das diversas citações durante os quadros criminosos nos telejornais, os termos “offshore” e “paraíso fiscal” acabaram carregando consigo uma forte conotação negativa.

Leia mais:
  • O que são paraísos fiscais?
  • As empresas com políticas de dividendos mais seguras
  • O conselho de Buffett ao CEO da Amex para salvar a empresa
Cotações
10/02/2026 7h49 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 7h49 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, já passou da hora de desmistificar o significado desses termos, pois é fato que muitas pessoas estão desperdiçando uma alternativa bastante atraente no que diz respeito à proteção patrimonial, enquanto buscam a internacionalização dos seus investimentos no exterior.

A expressão “companhia offshore” é popularmente utilizada para definir companhias sediadas em países considerados paraísos fiscais (onde a renda não é tributada). Mas companhia offshore tem significado mais amplo, pois contempla além de empresas sediadas em países que isentam a renda ou aqueles que a tributam de forma favorecida, também, aquelas situadas em países com tributação “normal”, tal como os Estados Unidos da América.

Publicidade

As companhias offshores, sediadas em países com tributação favorecida ou não, são muito utilizadas em planejamentos patrimoniais por pessoas que querem investir no exterior, adquirindo imóveis, investindo em ações listadas em bolsas ou mesmo investindo em participações em outras empresas.

A origem do dinheiro no exterior ou que ali se encontra, deve ser lícita, logo o contribuinte, anualmente, é obrigado a fornecer informações sobre seu patrimônio no exterior, em sua declaração do imposto de renda da pessoa física.

Ainda, no que tange aos deveres do contribuinte, para quem possui mais de US$1 milhão ou, o equivalente em outras moedas no exterior, deve entregar a declaração de capitais brasileiros no exterior ao Banco Central do Brasil, se o contribuinte for residente no Brasil. Dependendo da jurisdição onde a “offshore” for constituída, obrigações contábeis e regulatórias devem ser entregues. Possuir uma offshore, portanto, é totalmente legal e legítimo.

O contribuinte necessita apenas fornecer informações da offshore em sua declaração de imposto de renda de pessoa física e, se for o caso, de enquadramento, ao Banco Central do Brasil, se o contribuinte for residente brasileiro. Recentemente, houve uma grande alteração por meio da Lei 14.754 de 2023.

Publicidade

Nos últimos anos, algumas matérias jornalísticas no País, divulgaram listas de pessoas que possuem participações societárias em offshores: Panamá Papers, Swiss Leaks e Pandora Papers. Nas listas divulgadas, apareceram advogados, economistas, cantores, banqueiros, pessoas públicas ou não, de todas as profissões.

Nada prova que, participando de alguma das listas, a pessoa tenha ou estaria infringindo a lei ou alguma norma brasileira, seja na seara tributária, regulatória ou mesmo criminal. Apenas e tão somente demonstra que esses contribuintes possuem empresas fora do País. Nada mais do que isso.

O resto são fake news. Na verdade, tudo indica que essas pessoas estão cumprindo integralmente a legislação brasileira, bem como que as operações tenham suporte de assessores jurídico-tributários responsáveis.

A fama das offshores

Sobre o tema das offshores, sempre vem à tona a suposta má-utilização das estruturas para esconder dinheiro ilícito ou não declarado. Como em todas as áreas, há profissionais bem-intencionados e outros não (na área de planejamento patrimonial, os bons advogados e contadores predominam).

Planejamento com offshore para esconder dinheiro ilícito, deve e está sendo combatido com muito rigor pelas nossas autoridades policiais, dado o aumento do número de tratados e acordos prevendo a troca de informações bancárias e fiscais entre os países.

Publicidade

Para os contribuintes que utilizam para fins obscuros as estruturas offshores, o cerco está se fechando e os dias estão contados. De outro lado, para os contribuintes que utilizam essas estruturas no exterior para fins legítimos, com dinheiro de origem lícita e com tudo declarado, que é a maioria, não há nada a temer. Nada. É sempre indicado e interessante que haja aconselhamento jurídico e contábil especializado.

Basicamente, investir no exterior por meio de uma estrutura offshore pode oferecer uma série de benefícios, incluindo proteção contra riscos locais, acesso a mercados diversificados, oportunidades de otimização fiscal, diversificação cambial e maior privacidade financeira.

No entanto, é essencial abordar essa opção com prudência e diligência, considerando cuidadosamente os riscos e oportunidades envolvidos.

*Cristina Teixeira é fundadora da Astride e da 2A International Tax Advisors, com mais de 28 anos de atuação na área tributária, com conhecimento em legislação nacional e internacional sobre esse tema. A executiva possui mestrados na Nova Southeastern University e Fundação Getúlio Vargas e certificado de CPA (Certified Public Accountant) e TEP (Trust and Estate Practitioner), além da sua formação em Administração de Empresas.

Publicidade

*Gabriel Hercos da Cunha é advogado com pós-graduação em Direito Tributário Internacional pelo IBDT, MBA em Agronegócios pela USP/Esalq, LLM em Direito Tributário Internacional na Universidade da Flórida. Atualmente é Senior Wealth Planner na Astride.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dinheiro
  • Exterior
  • Impostos
  • Investimentos
  • Leis
  • offshore
  • paraísos fiscais
  • Tributação

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 5

    “Investidores institucionais continuam interessados em cripto”, diz head global da Coinbase

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Imagem principal sobre o FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Logo E-Investidor
FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Imagem principal sobre o Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Logo E-Investidor
Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Imagem principal sobre o FGTS Digital: o que é e para que serve?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: o que é e para que serve?
Últimas: Colunas
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio
Erich Decat
Mercado financeiro: a dúvida sobre um possível apoio de Tarcísio a Flávio

Mercado financeiro avalia cenários para 2026 e 2030 diante do avanço de Flávio Bolsonaro e da possível ausência de Tarcísio de Freitas na disputa presidencial

09/02/2026 | 14h38 | Por Erich Decat
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho
Ana Paula Hornos
Crise de saúde mental: todos veem, poucos encaram o custo no trabalho

Por que o sofrimento psíquico deixou de ser assunto privado e entrou na agenda das empresas, da governança e da lei (NR-01)

07/02/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
Investir em conexões fortalece o futuro dos negócios
Carol Paiffer
Investir em conexões fortalece o futuro dos negócios

Em um mundo obcecado por performance, relações genuínas ganham peso estratégico ao impulsionar bem-estar, longevidade e inovação nos negócios

06/02/2026 | 19h29 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO. Caso Fictor revela como o investidor brinca de cassino
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Caso Fictor revela como o investidor brinca de cassino

Episódio expõe a ilusão do retorno fácil e como a falta de diligência transforma investimento em aposta

05/02/2026 | 16h55 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador