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Os planos da Nike para conquistar o mercado após trimestre fraco de vendas

A queda da receita da marca decepcionou os investidores. As ações iniciaram o dia com perdas acima de 7%

Os planos da Nike para conquistar o mercado após trimestre fraco de vendas
A Nika divulvou o seu balanço após o fechamento de mercado nesta terça-feira (1) (Foto: StockAdobe)

O balanço da Nike do primeiro trimestre referente ao ano fiscal de 2025 decepcionou o mercado com a queda das vendas. Após o fechamento do pregão de terça-feira (1), a gigante dos calçados reportou uma receita de US$ 11,6 bilhões durante o período que foi encerrado em agosto. O volume representa uma queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o lucro por ação foi de US$ 0,70, o que representa uma queda de 26% em um intervalo de um ano.

Dado aos números fracos, a frustração dos investidores repercutiu na bolsa de valores ao passo das ações caírem 7% durante pré-mercado desta quarta-feira. As perdas prosseguiram no início das negociações. Por volta das 11h, os papeis da Nike eram negociados a US$ 82,58 após uma derrocada de 7,34%.

“Um retorno dessa escala leva tempo, mas vemos vitórias iniciais — do impulso em esportes importantes à aceleração do nosso ritmo de novidades e inovação”, disse Matthew Friend, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Nike, sobre balanço em relatório aos investidores. A companhia informou ainda que o evento Investidor Day estava sendo adiado, mas não informou a nova data do encontro.

Por outro lado, a marca parecer ter um plano para virar o jogo nos próximos trimestres. Em setembro, a Nike anunciou a saída de John Donahoe do cargo de CEO no próximo dia 14. Quem irá substiuí-lo no cargo será Elliott Hill, um ex-executivo da empresa que estava aposentado desde 2020. Quando a troca foi anunciada, as ações da Nike subiram 10%.

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Na avaliação de David Swartz, analista de ações da Morningstar, informou em entrevista ao Yahoo Finance que os resultados já eram esperados visto que o mercado de artigos esportivos não estava muito forte e o ciclo de inovação não apresentava um bom desempenho. “Esta indústria de artigos esportivos é muito mais competitiva agora do que era há cinco anos. Donahoe não entendeu isso até que fosse um pouco tarde demais”, disse Swartz.

Agora, a companhia aposta em novas coleções exclusivas para aumentar as vendas e conquistar novamente a confiança dos investidores. No fim de setembro, a Nike anunciou a segunda coleção de tênis, inspirado no jorgador de basquete Ja Morant. Os novos calçados assim como a coleção de roupas vão estar disponíveis para todo o mundo a partir do dia 8 de outubro no site oficial da marca e em algumas lojas selecionadas. Em agosto, a Nike anunciou uma parceria com o grupo Lego para atrair o público infantil para o mundo esportivo. A oferta dos novos produtos estará disponívei apenas no próximo ano.