Tempo Real

Ibovespa hoje abre em queda limitado pela guerra entre Irã e Israel; veja o que vai impactar a Bolsa nesta quinta-feira

A crise do Oriente Médio traz cautela aos mercados hoje, mas impulsiona o petróleo no exterior. Saiba mais

Ibovespa hoje abre em queda limitado pela guerra entre Irã e Israel; veja o que vai impactar a Bolsa nesta quinta-feira
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 1,15%, aos 131.984 pontos nesta quinta-feira (3). O desempenho pode ser prejudicado pela cautela no exterior, já que a escalada dos conflitos no Oriente Médio, entre Israel e Irã, limita o apetite do investidor. Tanto os futuros de Nova York operavam em queda, quanto a maioria das bolsas europeias.

O recuo do principal índice da B3 hoje também se dá com atenções voltadas a indicadores americanos na véspera da divulgação do relatório oficial de emprego, o payroll. No cenário local, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros para tratar da regulamentação das bets – veja aqui a agenda completa do dia.

petróleo deve impulsionar os ativos locais em mais um dia de alta superior a 2,00%, refletindo as tensões do Oriente Médio. O minério de ferro também deve auxiliar na recuperação após fechar em alta de 0,58% no mercado de Cingapura – ainda sem as cotações de Dalian, na China, por causa de um feriado local.

A despeito da alta do petróleo no exterior, o American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) recua nesta manhã no pré-mercado de Nova York assim como o da Vale (VALE3), que exibe recuo mais forte, de 1,36%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui o dólar passou a renovar máxima a R$ 5,4788 com os juros acompanhando por volta das 9h30 – leia mais aqui.

“A cautela externa deve continuar repercutindo por aqui, algo que limitou a reação positiva ao upgrade concedido pela Moody’s [no último fechamento]”, pontua o economista sênior da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto, em relatório.

O que afeta o Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

A cautela predomina dos mercados internacionais diante das tensões Irã-Israel. No Reino Unido, o dólar sobe mais ante a libra após o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, dizer em entrevista ao The Guardian que o BC britânico poderá ser “um pouco mais agressivo” no corte de juros se o noticiário sobre a inflação no Reino Unido se mantiver positivo.

A libra tinha reduzido pontualmente perdas mais cedo com o PMI de serviços do Reino Unido abaixo das expectativas. Na zona do euro, o PMI de serviços caiu a 51,4 em setembro, mas ficou acima da prévia.

Esta manhã, foi divulgado o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos pelo Departamento do Trabalho. O indicador subiu 6 mil na semana encerrada em 28 de setembro, para 225 mil. O resultado veio acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 221 mil solicitações.

Mercado brasileiro

Os mercados repercutem declarações de Campos Neto em meio às persistentes preocupações com o quadro fiscal. A autoridade monetária disse, na noite de quarta-feira (2), que o Brasil precisa de algum choque fiscal se quiser conviver com juros baixos.

Segundo o presidente do BC, as expectativas de inflação estão desancoradas e é importante fazer com que a taxa real neutra de juros do Brasil caia. Ele também manifestou preocupação com aumento da inadimplência nas famílias por gastos com as bets.

Ainda deve ficar no radar do Ibovespa hoje a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de abrir de uma ação de controle para acompanhamento do impacto das casas de apostas no poder de compra das famílias. De acordo com o BC, 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram cerca de R$ 3 bilhões em bets via Pix em agosto.

Publicidade

*Com informações do Broadcast