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O que Jeff Bezos, maior rival de Elon Musk no mercado espacial, diz sobre a SpaceX e a Blue Origin

A rivalidade espacial entre os dois bilionários tem sido bem documentada. Bezos quer acelerar a Blue Origin

O que Jeff Bezos, maior rival de Elon Musk no mercado espacial, diz sobre a SpaceX e a Blue Origin
O fundador da Amazon, Jeff Bezos. Foto: Alex Wong/AFP
  • Em entrevista, o fundador da Amazon adotou um tom diplomático, reconhecendo que, de certas formas, os dois são "muito parecidos" e que Musk teve que ser um "líder capaz" para construir a SpaceX e a Tesla (TSLA34)
  • Bezos falou mais sobre sua própria abordagem de liderança na Blue Origin, dizendo que a "razão principal" pela qual renunciou há alguns anos ao cargo de CEO na Amazon foi para adicionar um "senso de urgência" ao negócio espacial que fundou há 23 anos.
  • O bilionártio disse ainda que, embora "a SpaceX [do Elon Musk] com certeza será bem-sucedida", há "espaço para vários vencedores" no espaço, incluindo a Blue Origin e outros

Jeff Bezos quer que sua empresa espacial, a Blue Origin, acelere o passo enquanto a SpaceX de Elon Musk avança rapidamente. Ele está usando lições aprendidas enquanto liderava a Amazon (AMZO34) para ajudar nisso. A rivalidade espacial entre os dois bilionários tem sido bem documentada. Mas, em uma entrevista ao Lex Fridman Podcast postada na semana passada, o fundador da Amazon adotou um tom diplomático, reconhecendo que, de certas formas, os dois são “muito parecidos” e que Musk teve que ser um “líder capaz” para construir a SpaceX e a Tesla (TSLA34).

Em vez disso, Bezos falou mais sobre sua própria abordagem de liderança na Blue Origin, dizendo que a “razão principal” pela qual renunciou há alguns anos ao cargo de CEO na Amazon — onde agora é presidente executivo — foi para adicionar um “senso de urgência” ao negócio espacial que fundou há 23 anos.

Uma maneira chave que Bezos pretende acelerar a Blue Origin é agilizar sua tomada de decisões. Enquanto o objetivo da Amazon é ser “a empresa mais obcecada pelo cliente do mundo”, ele disse, a Blue Origin vai “se tornar a empresa mais decisiva do mundo”.

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Lições da Amazon para a Blue Origin

Para chegar lá, Bezos aplicará lições que aprendeu enquanto liderava a Amazon por décadas. Bezos descreveu, por exemplo, a diferença entre decisões de porta de dois sentidos e decisões de porta de um sentido. As últimas são “irreversíveis” e “devem ser elevadas aos executivos seniores, que devem desacelerá-las e garantir que a coisa certa esteja sendo feita”.

Como exemplo, ele disse que a Blue Origin mudar de ideia sobre quais propelentes usar em diferentes estágios de um veículo espacial “seria um grande retrocesso, então esse é o tipo de decisão que você examina muito, muito cuidadosamente”.

Mas, na maioria das vezes, as empresas encontram decisões de porta de dois sentidos, disse Bezos, onde, se acabar sendo a escolha errada, “você pode voltar e escolher outra porta”. Essas decisões devem ser tomadas rapidamente por indivíduos ou “equipes muito pequenas no fundo da organização… com pleno entendimento de que você sempre pode mudar de ideia”.

Ele também está aplicando lições aprendidas sobre duas maneiras “realmente ruins” de chegar a um acordo em uma empresa. Uma é o compromisso, onde partes discordantes se estabelecem em algo que não é verdade para poderem seguir em frente. Por exemplo, se discordarem sobre a altura do teto, ele disse, com um dizendo que tem 12 pés de altura e o outro dizendo que tem 11, eles podem comprometer-se com 11,5 pés — em vez de usar uma trena para determinar a verdade real.

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O outro erro, que acontece o tempo todo, Bezos disse, é resolver o desacordo por “quem é mais teimoso”. “Eles apenas têm uma guerra de atrito”, ele disse, “e quem quer que fique exausto primeiro capitula ao outro. Novamente, você não chegou à verdade, e isso é muito desmoralizante”.

Na Blue Origin, Bezos diz à sua equipe para “nunca chegar a um ponto em que você está resolvendo algo por quem fica exausto primeiro. Escalone isso. Eu vou ajudá-lo a tomar a decisão”.

Controvérsia no lançamento

Mas a proximidade de Bezos tanto com a Amazon quanto com a Blue Origin levou a controvérsias. Um exemplo notável é o Projeto Kuiper da Amazon, que pretende desafiar o bem estabelecido Starlink da SpaceX, oferecendo também acesso à internet de banda larga em todo o mundo via satélites em órbita baixa da Terra.

No ano passado, a Amazon anunciou os parceiros de lançamento para colocar seus planejados mais de 3.000 satélites Kuiper em órbita. Enquanto contratou a própria Blue Origin de Bezos — juntamente com a Arianespace da Europa e a United Launch Alliance, uma joint venture da Boeing e Lockheed Martin — para até 83 lançamentos, notavelmente ignorou a SpaceX de Musk.

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Isso levou os investidores da Amazon a processar a liderança da empresa, alegando que eles “excluíram o fornecedor de lançamento mais óbvio e acessível, a SpaceX, de seu processo de aquisição por causa da rivalidade pessoal de Bezos com Musk“.

Os investidores também disseram que havia um “conflito de interesses flagrante”, com a Amazon canalizando dinheiro para a Blue Origin quando Bezos era dono desta última e presidente executivo da primeira. Esta semana, a Amazon buscou ter o processo judicial rejeitado, 10 dias após anunciar um acordo com a SpaceX para três lançamentos de seus satélites Kuiper.

“As alegações no processo dos acionistas não tiveram impacto em nossos planos de aquisição para o Projeto Kuiper, incluindo nosso acordo de lançamento recentemente divulgado com a SpaceX”, disse um porta-voz da Amazon à Fortune. “As alegações nesse processo são completamente sem mérito, e estamos ansiosos para mostrar isso através do processo legal.”

Sucesso da SpaceX

De qualquer forma, a Amazon e a Blue Origin viram a empresa espacial de Musk avançar rapidamente em áreas importantes.

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Em abril de 2021, a NASA concedeu à SpaceX um contrato exclusivo no valor de US$ 2,9 bilhões para seu sistema de pouso lunar. A Blue Origin, que havia competido pelo que pensava serem dois contratos, processou a agência espacial pela decisão, mas perdeu o caso no final daquele ano.

Enquanto isso, o Projeto Kuiper da Amazon está tentando alcançar o Starlink, mas tem um longo caminho pela frente.

O Starlink, que oferece serviço de banda larga globalmente, incluindo em áreas remotas, já tem mais de 5.000 satélites em operação. Seus satélites podem transmitir dados uns aos outros usando mais de 8.000 lasers em toda a constelação, tornando o serviço mais rápido e confiável.

Em contraste com essa enxurrada de progresso, a Amazon lançou apenas dois satélites protótipos em outubro, anunciando esta semana que eles haviam usado lasers com sucesso para transmitir dados entre si.

Enquanto isso, o Starlink avança rapidamente, com mais de 2 milhões de usuários ativos. A Costco começou recentemente a vender receptores Starlink, e esta semana a SpaceX recebeu aprovação dos EUA para testar chamadas diretas para celular via Starlink em parceria com a T-Mobile.

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Este ano, a SpaceX realizou mais de 90 lançamentos bem-sucedidos de seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, e se tornou um gigante na indústria. Ela atingiu uma avaliação de quase US$ 180 bilhões esta semana com base em uma venda secundária de ações em andamento, tornando-se uma das empresas privadas mais valiosas do mundo.

Mas Jeff Bezos disse que, embora “a SpaceX [do Elon Musk] com certeza será bem-sucedida”, há “espaço para vários vencedores” no espaço, incluindo a Blue Origin e outros. Ele observou que, com a internet, “há muitos vencedores em todos os níveis de escala”, acrescentando: “É isso que queremos ver no espaço”.

Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com

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Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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