Radar da Imprensa

Pergunta de ouro: investidores da Tesla (TSLA34) querem apenas uma resposta de Elon Musk

Os acionistas cobram explicações sobre o futuro da Tesla

Pergunta de ouro: investidores da Tesla (TSLA34) querem apenas uma resposta de Elon Musk
Pergunta de ouro: investidores Tesla (TSLA34) querem ter apenas uma resposta de Elon Musk Foto: Adobe Stock

Os investidores da Tesla (TSLA34) estão ansiosos por uma resposta concreta de Elon Musk a respeito do tão esperado veículo elétrico acessível, prometido por cerca de US$ 25 mil.

Segundo a Business Insider, a pergunta, que ganhou força nos últimos dias, reflete um certo desconforto entre os acionistas. Afinal, Musk já havia sinalizado que a empresa estava acelerando os planos para a produção de carros mais baratos, e a expectativa era de que o modelo chegasse ao mercado no início de 2025. No entanto, desde então, as informações sobre o projeto têm sido escassas.

A revelação do robotaxi, um projeto futurista que promete revolucionar a mobilidade urbana, não conseguiu aplacar a curiosidade dos investidores. A atenção dada a tecnologias como inteligência artificial e robótica, embora importantes para o futuro da Tesla, não responde à demanda por um produto mais palpável e imediato: um carro elétrico que caiba no bolso de um consumidor médio.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com a aproximação da teleconferência de resultados do terceiro trimestre da Tesla, os acionistas estão utilizando uma plataforma anônima de perguntas e respostas para direcionar suas dúvidas a Musk e outros líderes da empresa.

“A Tesla ainda está no caminho certo para lançar o modelo mais acessível no próximo ano, como mencionado anteriormente por Elon, e como isso se alinha com seu plano de IA e de produtos?”, dizia a pergunta mais votada, com quase 5.000 votos representando detentores de cerca de 2,2 milhões de ações da Tesla, afirmou o portal.

A segunda pergunta mais votada pelos investidores também abordou o veículo elétrico acessível, perguntando quando os acionistas poderiam esperar um “modelo de carro comum, não robotáxi, de cerca de US$ 25 mil?”

Além das dúvidas sobre o veículo de baixo custo, outros tópicos levantados pelos acionistas incluem o status do caminhão Semi, os frequentes atrasos nos centros de serviços da Tesla e o adiamento do novo modelo do Roadster, que já acumula seis anos de espera desde o anúncio.

Esse cenário evidencia a preocupação crescente com o atraso no desenvolvimento do modelo acessível, que já havia sido alvo de especulações anteriores. Musk, em abril, chegou a reforçar que os planos para a fabricação de carros mais baratos estavam sendo acelerados, desmentindo rumores de que a Tesla havia abandonado o projeto do “Modelo 2”. No entanto, os detalhes divulgados até o momento são escassos e a produção só deve começar em 2025, segundo o próprio Musk.

Publicidade

A ausência de menções ao veículo acessível no evento de lançamento do robotáxi, realizado recentemente em Los Angeles, gerou frustração entre analistas, levando a uma queda no valor das ações da Tesla.

Enquanto Wall Street esperava mais claramente sobre o futuro dos carros de baixo custo, Musk optou por focar em produtos como o robotáxi e os robôs humanóides Optimus, reafirmando sua visão de que a Tesla é, acima de tudo, uma empresa voltada para inteligência artificial e tecnologias autônomas.

Apesar da crescente ênfase em IA, a Tesla ainda depende majoritariamente da venda de veículos elétricos, responsável pela maior parte de sua receita.

No entanto, a Tesla, que já foi sinônimo de inovação e pioneirismo no mercado de veículos elétricos, agora enfrenta uma concorrência cada vez mais acirrada. Gigantes chinesas como a BYD, com seus modelos acessíveis (menos de US$ 10 mil), têm ganhado terreno rapidamente.

O desafio de manter a liderança em um mercado tão competitivo e em rápida evolução faz com que os investidores da Tesla (TSLA34) aguardem respostas mais planejadas de Musk sobre o futuro dos modelos acessíveis da montadora.

Publicidade

Colaborou: Gabrielly Bento.