Os trabalhadores brasileiros agora têm uma nova opção para aproveitar o saldo acumulado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Recentemente, foi autorizado o uso de parte desse valor para a compra de passagens aéreas ou pacotes de turismo, ou, caso preferir, o contribuinte pode usar o saque-aniversário para ajudar nas viagens.
Como utilizar o saldo do FGTS para viajar?
Para acessar essa funcionalidade, o trabalhador deve optar pelo saque-aniversário, modalidade que permite a retirada anual de uma parcela do saldo do FGTS. Diferentemente do saque-rescisão tradicional, que só pode ser feito em caso de demissão sem justa causa, o saque-aniversário oferece a chance de utilizar o valor de forma mais flexível, como, por exemplo, para financiar uma viagem.
Leia também
Outra possibilidade oferecida pelo saque-aniversário é a antecipação das parcelas. Nesse caso, é possível resgatar o valor de até cinco anos de uma só vez, mediante o pagamento de juros, semelhante a um empréstimo consignado.
Como comprar passagens aéreas com o saldo do FGTS?
Atualmente, duas companhias aéreas, Gol e Azul, permitem que os clientes utilizem a antecipação do saque-aniversário para comprar passagens. O processo é simples, mas exige que o trabalhador tenha pelo menos R$ 300 disponíveis em sua conta de FGTS.
De acordo com essa matéria do E-Investidor, a compra das passagens aéreas deve ser realizada com, no mínimo, quatro dias de antecedência à data da viagem. O crédito é oferecido pelo Digio, um banco digital do Bradesco especializado em produtos com garantia e que utiliza tecnologia da Finantech. Esta modalidade de pagamento é válida exclusivamente para aquisições no site da companhia aérea.
Publicidade
É importante lembrar que o contribuinte deve autorizar a antecipação no aplicativo do FGTS, o que permite que o Digio, responsável pela transação, verifique seu saldo.
Para autorizar:
- Acesse o App do FGTS e faça login.
- No menu, encontre a opção “Autorizar bancos para consultar meu saldo”.
- Selecione “Empréstimo saque-aniversário”.
- Digite “Digio” no campo de busca e inclua-o em sua lista de instituições autorizadas a acessar o saldo.
- Confirme a autorização.
“A parceria com o Banco Digio e a Finantech é um passo importante para democratizar o acesso às viagens aéreas, permitindo que mais pessoas planejem suas férias e momentos especiais utilizando um recurso que já possuem no seu dia a dia”, diz em nota o diretor de Meios de Pagamento da Gol, Diogo Lopes.
“Nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham mais possibilidades financeiras para seus momentos de lazer, utilizando recursos que já são delas, como a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, sem comprometer a renda mensal ou criar dívidas futuras [para obter passagens na Gol (GOLL4)]”, afirma o diretor Financeiro do Digio, André Fonseca.
Como comprar pacotes de viagem com saldo do FGTS?
Além das passagens aéreas, os trabalhadores também podem utilizar o saldo do FGTS para adquirir pacotes de turismo completos, oferecidos pela agência de viagens CVC. A empresa permite a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário, que podem ser usadas para cobrir os custos de hospedagem, transporte aéreo e outros serviços adicionais, como traslados.
Conforme afirma o E-Investidor, a CVC se tornou pioneira entre as agências de turismo ao disponibilizar essa forma de pagamento, em colaboração com o Digio. Para a empresa, a ideia é aumentar sua base de clientes e sua taxa de conversão de vendas. No entanto, esse benefício tem um custo: a taxa é de 1,99% ao mês, totalizando 26,67% ao ano, o que pode, em até três anos, duplicar o valor inicialmente contratado.
Na prática, o serviço funciona como um empréstimo consignado com base nos saques futuros, disponível para contas ativas e inativas do FGTS e para quem está negativado no mercado. “Agora, na CVC, esse dinheiro pode se transformar em uma viagem incrível, beneficiando as mais de 82 milhões de pessoas que possuem saldo no Fundo de Garantia”, diz o diretor geral da CVC Viagens, Emerson Belan, mostrando o público-alvo do serviço.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade