Radar da Imprensa

9 eletrodomésticos que gastam muita energia para tirar da tomada

Adotar pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença no valor da conta no fim do mês

9 eletrodomésticos que gastam muita energia para tirar da tomada
9 eletrodomésticos que gastam muita energia. Foto: Adobe Stock

Com o aumento das tarifas de energia, a conta de luz tem sido uma preocupação crescente nas finanças das famílias brasileiras, especialmente com o uso constante de eletrodomésticos que, mesmo sem serem utilizados, continuam consumindo eletricidade – e aumentando os gastos!

Segundo especialistas para o E-Investidor, retirar certos aparelhos da tomada pode reduzir o consumo e aliviar o impacto da conta no final do mês, além de contribuir para um uso mais consciente dos recursos naturais.

“Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso é uma forma eficaz de reduzir o consumo, já que muitos dispositivos continuam consumindo energia mesmo em modo stand-by, representando até 11% da conta”, afirma Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN).

Confira a lista dos 9 principais “vilões” da conta de luz

1. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia em qualquer residência. Reduzir o tempo de banho e evitar o uso nas temperaturas mais altas pode gerar uma economia considerável.

2. Ar-condicionado

Essencial para enfrentar os dias quentes, o ar-condicionado deve ser usado de forma eficiente e consciente. “Um ar-condicionado pode representar até 40% do consumo de energia em uma residência”, afirma Thalita Moschini, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Quando não estiver no ambiente, desligue-o completamente e retire-o da tomada. Investir em modelos com tecnologia Inverter também pode gerar economia, pois essa tecnologia reduz picos de energia e torna o uso mais eficiente.

3. Micro-ondas

Esse aparelho é indispensável para o dia a dia, mas consome energia mesmo quando apenas o visor e o relógio estão ligados. Retirar o micro-ondas da tomada após o uso reduz o consumo em standby e ajuda a economizar na conta.

4. Geladeira

A geladeira é um aparelho que precisa ficar ligado constantemente, mas alguns cuidados podem evitar o consumo excessivo. Manter a vedação em bom estado, descongelar o refrigerador regularmente e evitar colocar alimentos quentes diretamente na geladeira ajudam a reduzir o gasto de energia.

5. Máquina de lavar roupas

Esse eletrodoméstico é essencial para a rotina, mas também consome muita energia. Usá-lo em horários de menor demanda e sempre com a capacidade máxima pode ajudar a economizar. Evite também o uso da função de secagem, que eleva ainda mais o consumo.

6. Televisão

A televisão, presente na maioria dos lares, continua consumindo energia quando está em modo de espera, o que gera um gasto desnecessário. Desconectá-la da tomada após o uso pode fazer uma diferença significativa.

7. Computador

O computador e seus periféricos (como impressora e monitor) demandam bastante energia, especialmente quando ficam ligados por longos períodos. Para economizar, desligue o computador da tomada quando não estiver em uso e evite deixá-lo em modo de espera por muito tempo.

8. Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes consomem muito mais energia do que as lâmpadas LED. Substituí-las é uma maneira simples de reduzir o consumo e também o custo na conta de luz. Aproveitar a luz natural durante o dia também pode ajudar a economizar.

9. Carregadores de celular e notebook

Carregadores que ficam conectados na tomada mesmo sem os aparelhos continuam a consumir energia. Ao final do carregamento, retire-os da tomada para evitar desperdícios. Essa prática não só ajuda a economizar energia como também prolonga a vida útil dos carregadores.

Confira 4 dicas para reduzir a conta de luz

Para reduzir ainda mais o valor da conta de luz, adotar pequenas mudanças no dia a dia pode fazer uma grande diferença.

  1. Aproveite a luz natural: utilize a luz do dia sempre que possível, reduzindo a necessidade de iluminação artificial;
  2. Seque as roupas ao ar livre: secadoras elétricas consomem muita energia. Utilize um varal sempre que possível;
  3. Reduzir o consumo de energia entre 18h30 e 21h30: conforme matéria do E-Investidor, esse é um horário de pico de energia, com alta demanda, que pode deixar a conta mais cara;
  4. Invista a energia solar: a instalação de painéis solares pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz, segundo a Intelbras. O investimento inicial pode ser recuperado em alguns anos, com economia a longo prazo.

Vale reforçar que economizar na conta de luz deve ser um esforço coletivo dentro de casa. Conversar com a família e conscientizar todos os membros sobre a importância de evitar o consumo excessivo pode trazer grandes benefícios para o orçamento e para o meio ambiente.

Colaborou: Renata Duque.