- As ações da Tesla continuam a subir, criando um dos maiores gaps de avaliação que já se viu
- Em relação aos seus pares, a Tesla agora vale mais do que as próximas 15 maiores montadoras combinadas
- Os ganhos da última semana refletem o otimismo do mercado de que Trump cumprirá seu corte planejado na taxa de imposto corporativo para fabricantes dos EUA
A aposta “tudo ou nada” do CEO da Tesla, Elon Musk, para eleger Donald Trump presidente provou ser tão bem-sucedida que um abismo considerável se abriu entre seu fabricante de veículos elétricos e o restante da indústria automobilística.
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Enquanto as montadoras convencionais são negociadas a preços baixíssimos em meio a um mal-estar generalizado na indústria provocada pela desaceleração econômica da China e pelo crescente medo das tarifas de Trump, as ações da Tesla continuam a subir, criando um dos maiores gaps de avaliação que já se viu.
Na sexta-feira, a Tesla recuperou seu lugar no clube de elite das empresas avaliadas em mais de US$ 1 trilhão após adicionar um terço completo em capitalização de mercado desde o Dia da Eleição, menos de uma semana atrás. A última vez que a Tesla valeu essa quantia foi em abril de 2022, quando Musk acabou de revelar seu plano de US$ 44 bilhões para adquirir o Twitter.
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Nesta quarta (13), com as ações a US$ 329,68, alta de 0,36%, o valor de mercado está em US$ 1,06 tri.
- Leia mais: Ações da Tesla (TSLA) sobem mais do que bitcoin e valorização preocupa analistas
Em relação aos seus pares, a Tesla agora vale mais do que as 15 maiores montadoras combinadas — de Toyota e General Motors até a empresa mãe da Jeep, Stellantis, e Hyundai.
Inclua nomes de menor ranking como Kia e Renault, respectivamente avaliados em US$ 26,6 bilhões e US$ 12,6 bilhões, e a Tesla ainda está à frente, apenas se igualando uma vez que os US$ 8,8 bilhões da Nissan do Japão são lançados na mistura.
Em breve, mais nomes podem ser adicionados à lista, já que a Tesla pode elevar sua capitalização de mercado para aproximadamente US$ 1,1 trilhão.
Influência de Musk na segunda administração de Trump
Os ganhos da última semana também refletem o otimismo do mercado de que Trump cumprirá seu corte planejado na taxa de imposto corporativo de 21% para 15% para fabricantes dos EUA como a Tesla.
Musk – que nesta terça (12) teve o nome anunciado por Trump para ocupar um cargo no governo, para comandar o Departamento de Eficiência Governamental – pode até conseguir seu desejo por uma legislação federal que habilite veículos autônomos, substituindo o confuso mosaico de leis estaduais. Isso poderia acelerar os planos da Tesla de lançar a condução totalmente autônoma sem supervisão.
E enquanto alguns economistas temem que o amor de Trump por tarifas possa prejudicar negócios com o Chevrolet Equinox da GM e o Ford Mustang Mach-E — ambos EVs competindo com a Tesla — importados do México, isso provavelmente não vai desacelerar a Tesla.
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Musk fabrica todos os modelos da Tesla vendidos nos EUA, seja na planta da Califórnia em Fremont ou em Austin (suas células de bateria, um insumo importante por valor, no entanto, ainda são predominantemente importadas da Ásia).
David Sacks, como Musk, um membro da máfia do PayPal que apoiou Trump, teve uma explicação mais simples para que a ação disparasse após a eleição. A influência de Musk na segunda administração de Trump desarmaria a aplicação regulatória por agências como a autoridade de segurança no trânsito NHTSA e colocaria um fim rápido às investigações sobre os negócios de Musk.
“Esse foi o desconto de ‘lawfare’ — o mercado de ações precificando a ferocidade dos Democratas”, Sacks postou na sexta-feira.
Maior gap entre sentimento e fundamentos desde outubro de 2021
O prêmio de ação da Tesla em comparação com seus pares também é abismal.
No momento, o Yahoo Finance lista os prováveis ganhos por ação da Tesla em 2025 em US$ 3,24, de acordo com a estimativa de consenso de 34 analistas consultados.
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Isso significa que os investidores estão pagando 100 vezes os ganhos por cada ação, versus 5,3 vezes para uma General Motors. Geralmente, um múltiplo de ganhos de 100 é o ponto em que até as ações de tecnologia tendem a perder o vínculo com seus fundamentos subjacentes.
Pegue a Nvidia, por exemplo: a ação que impulsionou os ganhos do S&P 500 este ano — negocia a 36,1 vezes os ganhos previstos para o próximo ano. Outras empresas megacap de US$ 1 trilhão, como Amazon (33,9x), Microsoft (28,3x), Apple (27,3x), Meta (23,3x) e Alphabet (19,9x), atualmente são avaliadas em múltiplos ainda menores.
Isso poderia sugerir que as estimativas de ganhos da Tesla estão atrasadas em relação ao mercado e ainda não alcançaram o sentimento dos investidores. Mas 34 analistas recentemente revisaram-nas para cima nos últimos 30 dias, principalmente para refletir a previsão otimista de Musk em outubro de que as vendas de carros da Tesla estão prontas para saltar de 20% a 30% no próximo ano com base em novos modelos, incluindo versões mais baratas do Cybertruck.
Como resultado, o gerente de fundos da Future Fund, Gary Black, alertou que a diferença entre o preço das ações da Tesla, impulsionado pelo sentimento, e o preço-alvo médio de Wall Street, baseado nas métricas fundamentais de negócios, atingiu seu nível mais alto desde outubro de 2021 — um mês antes da ação atingir seu pico histórico.
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“Ausentes aumentos de ganhos, os analistas não podem simplesmente elevar os alvos de preço da Tesla sem justificativa econômica,” ele argumentou na segunda-feira.
Esta história foi originalmente apresentada no Fortune.com
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*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
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