O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 no Rio Grande do Sul foi divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e terá início no dia 11 de dezembro de 2024.
Quais são as datas de pagamento do IPVA?
O tributo oferece descontos significativos para quem optar pela quitação antecipada ainda este ano. Para os contribuintes do Rio Grande do Sul que não optarem pelo pagamento antecipado ou pelo parcelamento, o prazo final para a quitação do IPVA 2025 será em abril, de acordo com o calendário vinculado ao número final da placa do veículo.
Vencimento conforme final da placa
Quem tem direito a descontos no valor do IPVA
Descontos na quitação antecipada IPVA
Contribuintes que pagarem o IPVA até 30 de dezembro de 2024 garantem um desconto de 6% na antecipação e evitam a variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF/RS), prevista para 4,63%, alcançando uma redução potencial de 10,63% no valor total.
Desconto no IPVA para bons condutores e cidadãos
De acordo com o Detran RS, o programa Bom Motorista, que beneficia condutores sem infrações, atenderá cerca de 1,7 milhão de veículos, gerando R$ 233 milhões em descontos. O programa irá conceder abatimentos para proprietários que não registraram infrações nos últimos três anos:
- 15% para quem está há três anos sem multas;
- 10% para quem está há dois anos;
- 5% para quem está há um ano.
Já o Bom Cidadão, ligado ao programa Nota Fiscal Gaúcha, oferecerá R$ 82 milhões em deduções para 37% da frota tributável. Os benefícios são:
- 5% para quem possui 150 notas ou mais;
- 3% para quem tem entre 100 e 149 notas;
- 1% para quem registra entre 51 e 99 notas.
Parcelamento do IPVA em seis vezes
O IPVA pode ser parcelado em até seis vezes sem juros. Para aderir ao parcelamento, é necessário iniciar o pagamento até o dia 31 de janeiro de 2025. As parcelas de janeiro, fevereiro e março terão os descontos de antecipação de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Onde e como pagar o IPVA?
Para efetuar o pagamento do IPVA, o contribuinte deve apresentar o código Renavam e a placa do veículo em bancos credenciados, lotéricas ou via Pix. Também é possível quitar o tributo juntamente com a taxa de licenciamento e multas de trânsito. Os bancos credenciados incluem Banrisul, Sicredi, Sicoob, Bradesco e Banco do Brasil (estes dois últimos apenas para correntistas).
Leia também
Colaborou: Renata Duque.