Com o ano novo se aproximando, muitos brasileiros começam a planejar suas metas e refletir sobre como melhorar suas finanças e fazer o dinheiro render mais. Garantir um início financeiro saudável exige planejamento e ações práticas que podem ser implementadas já nos primeiros meses.
Leia também
Gabriel Mangueria, diretor da W1 Consultoria, compartilhou cinco dicas essenciais em uma matéria publicada no E-Investidor para ajudar você a começar um novo ano com mais dinheiro no bolso.
Confira as 5 dicas para ter mais dinheiro no bolso
1. Proteja-se contra a inflação
A inflação pode corroer o poder de compra ao longo do tempo, por isso, é importante adotar estratégias para se proteger.
Pesquisar preços, trocar marcas ou ajustar hábitos de consumo podem ajudar a economizar. Além disso, investir em ativos financeiros atrelados à inflação pode ser uma maneira eficaz de manter seu dinheiro seguro e rentável.
2. Invista de forma consistente
Seja iniciante ou experiente, investir é uma das formas mais eficazes de construir um futuro financeiro sólido. Respeite seu perfil de risco e diversifique seus investimentos para maximizar os retornos ao longo do tempo.
Publicidade
“O mais correto é investir sempre, todos os meses, um pouco, diversificando seus investimentos de acordo com seu perfil de risco, momento de vida e objetivos, sempre de olho no longo prazo e na constância ao investir”, reforça Gabriel.
3. Avalie sua renda e despesas
Colocar na ponta do lápis suas receitas e despesas é fundamental para entender sua situação financeira. Caso sua renda não seja suficiente para cobrir as despesas, é hora de buscar novas fontes de recursos, como trabalhos extras ou rendas passivas.
4. Transforme gastos em dinheiro
Programas de pontos e cashback podem ser grandes aliados para quem deseja economizar. Usar cartões de crédito estrategicamente e aproveitar recompensas pode gerar benefícios significativos.
5. Renegocie dívidas
Aproveite as condições mais favoráveis oferecidas por instituições financeiras para reduzir os encargos e ajustar parcelas ao seu orçamento enquanto renegocia as suas dívidas. Essa medida não só alivia o bolso como também possibilita maior controle sobre as finanças.
Essas dicas são válidas não apenas para o início do ano, mas para qualquer momento em que você deseje melhorar sua vida financeira. Planejar, agir com disciplina e buscar oportunidades são atitudes que constroem para se ter mais dinheiro no bolso.
Colaborou: Renata Duque.