Segundo informações da Associated Press, Bressent dirá ao Senado americano que os Estados Unidos devem proteger cadeiras de suprimentos vulneráveis e impor sanções para abordar preocupações de segurança nacional. O futuro secretário do Tesouro americano pretende ainda ressaltar ao Congresso que o dólar americano deve continuar como a moeda de reserva do mundo.
Vale lembrar que, na sessão de quarta-feira (15), o dólar à vista fechou em baixa de 0,35%, cotado a R$ 6,02. O movimento seguiu a tendência das sessões anteriores, além de refletir o alívio dos investidores com os dados do CPI (Consumer Price Index ou índice de Preços ao Consumidor em português), importante indicador de inflação nos EUA.
O índice registrou alta de 0,4% em dezembro e 2,9% no acumulado do ano, em linha com as projeções do mercado. No entanto, o que surpreendeu positivamente os investidores foram os “núcleos de inflação”. Ou seja, desconsiderando os preços mais voláteis e fatores sazonais, a tendência inflacionária captada foi levemente inferior à esperada.
“Observamos um impacto significativo na curva de juros desde ontem, com uma leve queda que se manteve ao longo da manhã, principalmente devido ao CPI dos Estados Unidos, que veio abaixo do esperado”, afirma Alexandre Pletes, head de renda variável da Faz Capital.
Com informações do Broadcast