• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Mercado financeiro hoje reage à China e se prepara para governo Trump a partir de segunda-feira; entenda os efeitos para o Ibovespa e commodities

O apetite por ativos de risco com dados da China e commodities no radar indicam abertura positiva para o Ibovespa

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha, Laís Almeida e Camila Lutfi*

17/01/2025 | 9:07 Atualização: 17/01/2025 | 9:07

Mercado financeiro hoje. Imagem: Adobe Stock
Mercado financeiro hoje. Imagem: Adobe Stock

O mercado financeiro hoje opera cauteloso às vésperas da posse de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e ainda digerindo as notícias sobre tarifas e gastos do futuro governo em meio a uma agenda econômica mais enxuta desta sexta-feira (17). Aqui, os destaques ficam com entrevista ao vivo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à CNN e reunião trimestral de diretores do Banco Central (BC) com economistas.

Leia mais:
  • As ações do Ibovespa que venceram o CDI em 10 anos ainda valem para investir agora?
  • Como fica o preço da passagem aérea com a fusão entre Azul e Gol?
  • Dividendos hoje: Caixa Seguridade (CXSE3) distribui R$ 0,3117 em valor por ação; veja quem recebe
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No exterior, o resultado da produção industrial americana e as projeções para a economia global do Fundo Monetário Internacional (FMI) devem guiar também os negócios. Os dados serão divulgados a partir das 11h.

As medidas protecionistas que devem ser abordadas pro Trump alimentam um sentimento de aversão ao risco que já teve efeitos no preção de ontem, por exemplo, quando as bolsas de Nova York fecharam em queda ao reagirem às falas de Scott Bessent, futuro secretário do Tesouro dos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já no mercado doméstico, a entrevista com Haddad acontece a partir das 15h. A reunião trimestral do BC será com os diretores Diogo Guillen (Política Econômica) e Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos).

O que movimenta o mercado hoje?

Posse de Trump e políticas protecionistas: o que o mercado teme?

O Produto Interno Bruto (PIB) da China aumentou 5% em 2024, atingindo a meta de crescimento do governo, as vendas no varejo e produção industrial no país em dezembro também superaram as previsões dando impulso às bolsas chinesas e ajudando a puxar o petróleo e os mercados de ações europeus.

O euro hesita e libra recua frente o dólar, após decepção com as vendas no varejo no Reino Unido e expectativas de flexibilização monetária pelo Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Nos Estados Unidos, os futuros das bolsas em Nova York sobem em meio a uma ampliação da queda dos juros dos Treasuries (títulos públicos americanos), que já vem cedendo nos vértices curtos e médios nas últimas três sessões, após dados de atividade e inflação mais benignos e comentários de Christopher Waller, do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), sugerindo possíveis cortes de juros em 2025.

Esse é o último pregão antes da posse de Trump na Casa Branca. Com a ameaça de taxação a importações americanas no radar, o vice-presidente da China, Han Zheng, participará da cerimônia de posse do presidente eleito, em Washington, como representante especial do presidente Xi Jinping.

Alta do petróleo e do minério de ferro

O petróleo sobe nesta sexta-feira, após rodada de dados de atividade, indústria, varejo e moradias da China oferecerem novos sinais sobre a recuperação econômica do país, conhecido como maior importador de commodities do planeta. Ainda, segundo o Swissquote, o mercado de energia pondera sobre os impactos de sanções comerciais sobre a oferta do petróleo no mercado internacional, ante relatos sobre possível ampliação de restrições dos EUA contra outros países depois que Donald Trump assumir a presidência na segunda-feira.

Publicidade

No entanto, os ganhos da commodity são limitados após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciar que o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em poder do Hamas na Faixa de Gaza foi alcançado, na manhã de hoje (pelo horário local).

Já o contrato mais negociado do minério de ferro subiu de preço no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para maio de 2025, com fechamento em alta de 1,71%, cotado a 803,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 109,59.

Reforma tributária: impacto dos vetos de Lula no mercado financeiro

O apetite por ativos de risco com dados da China, alta do petróleo e do minério de ferro indicam abertura positiva para o Ibovespa hoje. Os juros futuros também podem se beneficiar do alívio na curva de Treasuries, após as taxas subirem ontem, impulsionando ações mais sensíveis à economia global. No entanto, o dólar pode ficar instável, diante dos dados chineses melhores e as incertezas sobre o impacto das políticas protecionistas da nova gestão americana.

Os investidores do mercado brasileiro devem analisar ainda o potencial efeito dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reforma tributária. A lei complementar 214, que regulamenta o tema, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Também foi oficializada a mensagem de vetos ao Congresso Nacional. Haddad afirmou que não há polêmica quanto aos vetos e disse que a Fazenda trabalhará ainda este ano na regulamentação do imposto seletivo.

Veja aqui mais notícias sobre o mercado financeiro hoje.

Publicidade

*Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • China
  • Donald Trump
  • Ibovespa
  • Mercado financeiro
  • Minério de ferro
  • Petróleo
Cotações
11/02/2026 11h27 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 11h27 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Últimas: Tempo Real
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi
Tempo Real
“Vemos abertura de janela de IPOs no Brasil neste primeiro semestre”, diz presidente do Citi

Após os IPOs de PicPay e Agibank nos EUA, presidente do Citi Brasil vê forte apetite de investidores por empresas brasileiras e aposta em janela concentrada no 1º semestre, antes da volatilidade eleitoral

11/02/2026 | 11h17 | Por André Marinho e Altamiro Silva Junior
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026
Tempo Real
Dólar hoje recua com investidores à espera do payroll e pesquisa para eleições 2026

Relatório de empregos é considerado peça-chave para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA

11/02/2026 | 09h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados
Tempo Real
Ibovespa futuro sobe 0,30% com agenda intensa no radar; payroll, pesquisa eleitoral e dados de preços ao produtor movimentam mercados

Investidores acompanham CEO Conference do BTG, IPP, pesquisa Genial/Quaest e balanços de Petrobras, Suzano e Banco do Brasil, enquanto EUA divulgam relatório de emprego

11/02/2026 | 09h15 | Por Manuela Miniguini
Dow Jones hoje e mais futuros de bolsas de NY sobem antes do payroll; dólar cai e mercado aguarda sinal do Fed
Tempo Real
Dow Jones hoje e mais futuros de bolsas de NY sobem antes do payroll; dólar cai e mercado aguarda sinal do Fed

Investidores aguardam relatório de emprego dos EUA e falas de dirigentes do banco central americano, enquanto Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operam em alta moderada no pré-mercado

11/02/2026 | 07h30 | Por Manuela Miniguini

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador