Por outro lado, o trimestre móvel até novembro de 2020 registrou queda de 2,3% ante igual período de 2019. No acumulado em doze meses até novembro de 2020, os investimentos caíram 4,4%. O indicador do Ipea decompõe os investimentos entre aportes em máquinas e equipamentos, na construção civil e em outros itens.
O consumo aparente de máquinas e equipamentos (produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações) apresentou um crescimento de 7,7% em novembro, encerrando o trimestre móvel com uma alta de 14%. “Enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 10,9% em novembro, a importação aumentou 20,1% no mesmo período”, diz a nota com a divulgação do indicador, publicada no blog da Carta de Conjuntura do Ipea.
A componente dos investimentos associada à construção civil registrou variação nula em novembro ante outubro. “O resultado sucede à pequena acomodação ocorrida no mês anterior. Com isso, o segmento registrou um avanço de 1,6% no trimestre móvel”, diz a nota do Ipea.
A componente “outros”, que inclui os aportes em pesquisa e desenvolvimento, subiu 0,7% em novembro ante outubro, com alta de 2,8% ante novembro de 2019.