![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![13º salário do INSS. Foto: Adobe Stock](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/13-salario-inss-quando-vai-ser-pago-2025_110220253028.jpg-710x473.webp)
O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício pago aos trabalhadores e segurados da Previdência Social como uma espécie de “bônus” no final do ano. No caso dos aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o benefício é uma forma de garantir um suporte financeiro extra durante o período de festas e também para estimular o consumo na economia.
A medida tem grande importância, pois beneficia milhões de brasileiros, proporcionando maior segurança financeira no final de cada ano.
Nos últimos anos, o Governo Federal tem antecipado o pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e segurados do INSS. A medida visa estimular a economia e permitir que os beneficiários tenham acesso aos recursos com maior antecedência.
Quando o 13º salário do INSS vai ser pago em 2025?
De acordo com o E-Investidor, para 2025, no entanto, a definição oficial sobre a continuidade dessa política ainda não foi anunciada. Caso o governo decida retomar o modelo tradicional de pagamento, os valores serão repassados no segundo semestre do ano. Caso siga os padrões anteriores, o cronograma deve ser:
- Primeira parcela: abril;
- Segunda parcela: maio.
No entanto, se o pagamento seguir o calendário tradicional, o pagamento das parcelas do 13º salário do INSS serão realizados da seguinte maneira:
- Primeira parcela: agosto;
- Segunda parcela: novembro.
Quem recebe primeiro o 13º salário do INSS?
Independentemente do período escolhido pelo governo, a distribuição dos pagamentos seguirá a ordem escalonada com base no penúltimo dígito do número do benefício. Como de costume, os primeiros a receber serão aqueles cujo penúltimo dígito é 1, até chegar ao dígito 0.
Publicidade
A decisão oficial do INSS sobre o 13º salário deve ser divulgada nos próximos meses. Para evitar dúvidas, os beneficiários podem acompanhar as informações atualizadas nos canais oficiais do governo e pelo aplicativo Meu INSS.
Colaborou: Renata Duque.