• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Tesouro quer atrair estrangeiros com títulos ESG, mas a ideia não basta

País tem que avançar em pautas importantes para reconquistar a confiança do exterior, dizem especialistas

Por Jenne Andrade

09/02/2021 | 3:00 Atualização: 09/02/2021 | 9:31

Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

O Tesouro Nacional anunciou no início do mês que estuda a emissão de títulos públicos com selo ‘ESG’, sigla para boas práticas ambientais, sociais e de governança. Dessa forma, a União deve mapear despesas lastreadas nesses três critérios, que ganham cada vez mais importância para os investidores do Brasil e, principalmente, para os estrangeiros.

Leia mais:
  • 4 lições sobre a agenda ESG, segundo Marcos Ivo, da Klabin
  • Para BTG, acordo da Vale por Brumadinho é ‘virada de página’ para empresa
  • Empresas que adotam agenda ESG têm rentabilidade acima do Ibovespa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investir segundo preceitos ESG significa selecionar ativos de empresas ou organizações que estejam comprometidas a reduzir os impactos negativos decorrentes dos negócios na sociedade. Com a nova medida, o Tesouro pretende reconquistar o interesse dos estrangeiros na dívida pública brasileira. Entre dezembro de 2015 até dezembro de 2020, por exemplo, a participação dessa categoria de investidor na dívida caiu de 18,79% para 9,24%.

“Os efeitos positivos dessa agenda tendem a se refletir em maior interesse pelos investidores não residentes nos títulos temáticos e em outros instrumentos de financiamento da Dívida Pública Federal. Uma base de investidores diversificada, em termos de horizontes de investimento, preferências pelos diferentes indexadores e motivações para a comercialização de ativos, é vital para fomentar o mercado de títulos públicos”, afirma o Tesouro Nacional, em nota.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, apenas emitir um segmento de títulos públicos ESG pode não ser suficiente para fazer com que o capital estrangeiro volte para o País – inclusive, a ideia é vista com estranheza por alguns especialistas.

“O anúncio é um pouco esquisito: a ideia apresentada seria amarrar uma emissão de títulos a um projeto específico, mas os recursos captados nessa emissão entrariam em uma conta única com todos os orçamentos do Governo. É difícil entender como isso seria vantajoso”, explica João Beck, economista e sócio da BRA.

Outro ponto levantado pelo especialista é quanto à eficácia da medida, já que seria possível investir dinheiro, ao mesmo tempo, em um projeto totalmente voltado ao ESG e outro danoso à temática. Beck afirma que o Executivo deveria mostrar as providências voltadas às boas práticas ambientais, sociais e de governança, em todo o orçamento público, em vez de emissões específicas de captação de recursos.

“O investidor quer saber se o Governo como um todo adere à prática, assim como acontece em empresas. Uma companhia não emite papéis ‘verdes’ e papéis ‘não-verdes’, por exemplo. De mesma forma, não adianta emitir títulos públicos ESG se existem outros setores do Governo poluindo.”

Publicidade

Essa também é a visão de Fabio Alperowitch, gestor da Fama Investimentos. “ESG estar na agenda é sempre bom, mas não adianta usar algo assim para querer limpar a imagem do Brasil. O País está sendo questionado nas três frentes, de social, ambiental e de governança”, diz.

Brasil no retrovisor

Segundo Alperowitch, o Brasil ainda está pouco engajado no campo ESG e a emissão de títulos não diminui essa percepção. “Estamos afastados da questão ambiental, não estamos engajados na questão climática, as metas que mostramos na Conferência do Clima são piores do que as anteriores, a gestão que o Governo fez da pandemia também virou chacota mundial, é complicado”, explica. “Ter meia dúzia de avanços é bom, mas não ataca o problema.”

Já para Beck, o País não está tão atrasado nessa discussão em torno das boas práticas. De acordo com o analista, as empresas brasileiras estão caminhando em um ritmo acelerado em direção ao ESG – e não só por ideologia.

“É um movimento que não está acontecendo por caridade, financeiramente faz muito sentido. A captação de dinheiro fica mais barata”, explica Beck. “Os fundos de investimento brasileiros também estão indo nessa direção, já que recebem também muitos recursos de investidores estrangeiros, que exigem cada vez mais comprometimento com essa pauta.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Environmental Social and Governance (ESG)
  • Governo
  • Tesouro Nacional
Cotações
10/02/2026 4h53 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 4h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões de crédito de 2026 para milhas, cashback e mais vantagens

  • 2

    O luxo do isolamento total: por que investidores estão comprando vilas inteiras na Europa

  • 3

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 4

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 5

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Imagem principal sobre o FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Logo E-Investidor
FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Imagem principal sobre o Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Logo E-Investidor
Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: veja o calendário de pagamento do mês de fevereiro
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: veja calendário de fevereiro 2026 para quem recebe acima do salário mínimo
Imagem principal sobre o FGTS Digital: o que é e para que serve?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: o que é e para que serve?
Últimas: Investimentos
Novas provas da Anbima querem melhorar qualidade dos profissionais do mercado
Investimentos
Novas provas da Anbima querem melhorar qualidade dos profissionais do mercado

Exames CPA-10, CPA-20 e CEA vão ser substituídos; novas provas também vão avaliar habilidades de comportamento, com simulação de cases e código de ética

09/02/2026 | 11h58 | Por Luíza Lanza
BTG Pactual entrega lucro recorde no 4T25 e cresce forte, mas ação já embute expectativas altas
Investimentos
BTG Pactual entrega lucro recorde no 4T25 e cresce forte, mas ação já embute expectativas altas

Resultados reforçam a solidez do modelo, mas analistas discutem até onde o crescimento justifica o preço da ação em 2026

09/02/2026 | 11h15 | Por Isabela Ortiz
Carteiras de FIIs pausam euforia com altas do IFIX e inauguram fase de ajustes em fevereiro de 2026; veja como as casas se posicionam
Investimentos
Carteiras de FIIs pausam euforia com altas do IFIX e inauguram fase de ajustes em fevereiro de 2026; veja como as casas se posicionam

Bancos e corretoras reforçam seletividade e dão prioridade a fundos de crédito e ativos imobiliários de maior qualidade

06/02/2026 | 09h40 | Por Isabela Ortiz
Bradesco supera expectativas no 4T25, mas provisões elevadas pesam nas ações
Investimentos
Bradesco supera expectativas no 4T25, mas provisões elevadas pesam nas ações

Banco registra oitavo trimestre seguido de melhora na rentabilidade, com ROAE acima do custo de capital; analistas veem recuperação estrutural

06/02/2026 | 09h18 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador