

As ações da Minerva (BEEF3) estão no grupo seleto da bolsa brasileira que opera no campo positivo na sessão de sexta-feira (4). Por volta das 14h (horário de Brasília), os papéis da companhia sobem 1,39%, cotados a R$ 6,55. Pela manhã, os ganhos alcançaram altas acima de 3%. A valorização da companhia, enquanto Ibovespa sofre perdas de 2,98% na sessão de hoje, reflete os efeitos das tarifas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre os seus negócios.
Com o anúncio da última quarta-feira (2) pelo chefe da Casa Branca, os produtos brasileiros que entrarem nos Estados Unidos serão taxados pelo governo americano com a alíquota mínima de 10%. Em um primeiro momento, o BTG Pactual avalia que o mercado brasileiro saiu como um “vencedor relativo” em comparação aos outros países que sofreram aumentos tarifários mais agressivos. A diferença pode ajudar o Brasil a capturar parte dos mercados que os EUA podem perder caso os outros parceiros comerciais adotem medidas retaliatórias, como a China.
Nesse contexto, as ações da Minerva (BEEF3) podem ser uma das principais beneficiadas com a escalada da guerra comercial. Na visão do banco, os EUA são os principais destinos das exportações brasileiras de carne bovina e, por esse motivo, o impacto de uma taxação na ordem de 10% deve ser limitado. “Com o rebanho bovino dos EUA no menor nível em mais de 70 anos e enfrentando uma forte fase de baixa no ciclo, o país provavelmente continuará a depender de importações para atender ao consumo interno — no fim das contas, os consumidores americanos devem arcar com preços internos ainda mais altos”, avalia o banco de investimento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Aliado a isso, o Brasil pode se beneficiar com a demanda vindo de outros países, especialmente nos mercados asiáticos, como China, Japão e Vietnã. “Esses dois últimos sendo mercados que o Brasil está tentando abrir para exportação de carne bovina neste ano. A Minerva deve se destacar como uma das beneficiadas nesse processo”, destaca o BTG Pactual.