

A Receita Federal abre na manhã desta quarta-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda do mês de abril de 2025. O crédito será realizado para 279.500 contribuintes ao longo do dia 30 de abril, no valor total de R$ 339.633.908,27.
O lote inclui pessoas com prioridade legal e também as que ganharam preferência por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. Serão contempladas ainda restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Veja a lista completa de quem deve receber o dinheiro:
- 4.284 idosos acima de 80 anos;
- 25.283 idosos entre 60 e 79 anos;
- 3.820 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 9.502 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.798 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 31.813 contribuintes não prioritários.
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Problemas com a restituição
A Receita Federal assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta de destino do valor.
Para ajudar o contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento da restituição no Banco do Brasil pelo prazo de até 1 ano da primeira tentativa de crédito. Com isso, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade pelo portal BB, acessando o endereço o site da instituição ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, deve aguardar nova tentativa de crédito.
Caso a pessoa não resgate o valor de sua restituição do Imposto de Renda no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Dentro dele, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.