

O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário (também chamado de abono natalino) para 34,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso inclui aposentados, pensionistas e quem recebe auxílios diversos. O montante antecipado foi dividido em duas parcelas: a primeira, de 50%, será paga junto com o benefício de abril, entre 24 de abril e 8 de maio; a segunda parcela, os outros 50%, serão pagos junto com o benefício de maio, entre 26 de maio e 6 de junho.
O governo justifica a antecipação como uma forma de aliviar as despesas dos beneficiários, permitindo que possam pagar contas, adquirir medicamentos, fazer compras básicas e, ao mesmo tempo, contribuir para o aquecimento da economia. A medida movimentará cerca de R$ 73,3 bilhões em todo o país.
Para saber exatamente quando o contribuinte receberá a antecipação do 13º salário do INSS, será necessário verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador — aquele que aparece após o traço. Por exemplo, se o número do cartão for 123.456.789-4, o número a ser considerado é o 9.
Os primeiros a receber são os beneficiários que ganham até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518,00. Para esse grupo, a primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio, conforme o número final do benefício. Já a segunda parcela está programada para ocorrer entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Aqueles que recebem valores acima do salário mínimo também terão direito à antecipação. Nesse caso, a primeira parcela será paga entre os dias 2 e 8 de maio, enquanto a segunda será depositada entre 2 e 6 de junho.
Como consultar o extrato de pagamentos?
Segundo o Ministério da Previdência Social, existem duas formas de consultar o extrato de pagamentos do INSS. Veja:
Pelo site ou aplicativo “Meu INSS”
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS“;
- Informe seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha;
- Clique no campo “Do que você precisa?”;
- Escreva “Extrato de Pagamento”;
- Selecione o serviço e baixe o documento.
Pelo telefone 135 (caso não tenha internet):
- Ligue de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Informe seu CPF e confirme seus dados.