Novo óleo para carros promete economia de combustível e reduz custos de manutenção
Foto: Adobe Stock
A indústria automotiva brasileira acaba de receber um reforço que promete aliviar o bolso dos motoristas. Um novo lubrificante para motores, especialmente projetado para veículos híbridos e com motores 1.0 turbo, chega ao mercado nacional com a promessa de reduzir o consumo de combustível e prolongar a vida útil dos motores, aspectos que podem gerar uma grande economia a longo prazo.
A novidade surge em um momento importante no setor, pressionado pelas normas ambientais mais severas do Proconve L8, em vigor desde janeiro de 2025. Essa regulamentação impôs limites mais rígidos para emissões de poluentes, incentivando montadoras e fornecedores a adotarem soluções mais eficientes e sustentáveis.
A Vibra, companhia que sucedeu a Petrobras Distribuidora, lidera essa inovação no país. Desenvolvido para atender às características específicas do clima, do combustível e do padrão de direção dos brasileiros, o novo óleo foi formulado conforme os requisitos internacionais API SQ e ILSAC GF-7 — referências em desempenho e sustentabilidade no segmento.
Redução de consumo e menores despesas para motoristas
Segundo estudos realizados pela empresa, a nova formulação pode diminuir em até 5% o consumo de gasolina ou etanol. Para o consumidor final, isso significa economias importantes no contexto de sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.
Além disso, testes laboratoriais indicam que o produto oferece até 70% mais proteção contra corrosão do que versões anteriores, colaborando para maior durabilidade dos motores e, consequentemente, reduzindo custos com manutenção corretiva.
Esse tipo de inovação é essencial para garantir a performance dos motores modernos, especialmente aqueles equipados com tecnologia de partida automática (start-stop), comum em veículos novos e que exige uma lubrificação eficiente mesmo em condições de uso severo.
A nova geração de lubrificantes também responde a problemas técnicos relevantes, como a pré-ignição em baixa rotação — conhecida como “batida de pino” — que afeta motores de alta compressão, como os 1.0 turbo. Esse tipo de falha, se não evitada, pode resultar em danos severos ao motor e gerar despesas elevadas para os proprietários.
Dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) revelam que mais de 30% dos carros vendidos atualmente no Brasil contam com motores que podem se beneficiar dessa inovação. Com a introdução do lubrificante de última geração, o setor avança em direção à meta de maior eficiência energética e menor impacto ambiental, alinhando-se às tendências globais.
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Para quem busca reduzir gastos com combustível e manutenção, a recomendação é verificar a compatibilidade do novo óleo com o modelo do veículo e seguir as especificações das montadoras. Escolher o lubrificante correto pode causar ganhos financeiros no dia a dia.