Declarações entregues até o dia 9 de maio concorrerão ao primeiro lote de restituição do IR em 2025. Foto: Adobe Stock
O contribuinte que enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 até sexta-feira (9) terá mais chances de entrar no primeiro lote derestituição. Ao E-Investidor, a Receita Federal confirmou que todos os documentos entregues até a data concorrerão ao lote inicial, que será pago no dia 30 de maio e terá sua consulta liberada a partir do dia 23 de maio.
O envio até esse dia, no entanto, não é garantia de que o contribuinte terá o valor restituído no primeiro lote. Isso porque existe uma ordem de prioridade legal seguida pela Receita. Dessa forma, quem não entra nos critérios de preferência pode ficar no final da fila, mesmo tendo entregado o IR nos primeiros dias.
Neste ano, um novo grupo ganhou prioridade para receber a restituição. Quem usou simultaneamente a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix também terá preferência. Veja como fica:
Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
Idosos acima de 60 anos, deficientes ou portadores de moléstia grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix e utilizaram a declaração pré-preenchida simultaneamente;
Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Se ocorrer empate em algum dos critérios, a Receita Federal concede preferência a quem entregou a declaração do IR 2025 primeiro. Os contribuintes que caem na malha fina, no entanto, vão para o final da fila de prioridade e só podem acessar os valores após corrigir as pendências com o Fisco.
Datas de pagamento dos lotes de restituição
Os cinco lotes de restituição serão distribuídos nos últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o cronograma abaixo:
Primeiro lote: 30 de maio;
Segundo lote: 30 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 29 de agosto;
Quinto lote: 30 de setembro.
Como consultar restituição do IR 2025?
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração do Imposto de Renda 2025, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.