
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
A notícia de que o presidente dos EUA Donald Trump concordou em adiar a data para início da taxação de 50% sobre produtos proveniente da zona do euro para 9 de julho anima os mercados neste início de semana –com isso, as principais bolsas europeias e os índices futuros de Nova York sobem com maior vigor agora cedo.
Segundo as notícias, a decisão do presidente americano ocorreu após um telefonema com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. É válido observar, porém, que os mercados à vista ficaram fechados em Wall Street hoje, em função da celebração do Memorial Day.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em outros mercados, o dólar opera de lado frente às demais moedas, os Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) não são negociados, os contratos futuros do petróleo operam perto da estabilidade, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 2,21% na madrugada em Dalian, na China, cotados ao equivalente à US$ 98,38 por tonelada.
Por aqui, a liquidez deve ser mais reduzida em função da pausa dos mercados americanos, mas ainda assim os ativos locais têm espaço para subir, alinhados com o ânimo observado no exterior. Enquanto isso, as alterações propostas na tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) seguem no radar, depois que a equipe econômica ainda aguarda o sinal verde do Palácio do Planalto para aumentar a contenção de gastos em R$ 2 bilhões e compensar a perda de arrecadação com o recuo na cobrança sobre envio de recursos de fundos ao exterior.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos
Agenda econômica
Brasil
Destaque hoje para o boletim Focus (8h25), seguido dos dados do setor externo de abril (8h30). Além disso, acontece a reunião trimestral de economistas com o Banco Central e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de evento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro.
Amanhã (27) será divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, na quarta-feira (28) será informado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês passado e o Tesouro apresentará o relatório da dívida pública.
Publicidade
Na quinta-feira (29), serão divulgados o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) deste mês, a Nota de Crédito do Banco Central, as contas do Governo Central e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do trimestre finalizado em abril e, finalmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre e o resultado primário do Setor Público de abril fecham as divulgações da semana, na sexta-feira.
EUA
As encomendas de bens duráveis saem amanhã, precedidas do índice de confiança Conference Board. Além disso, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulga ata da última reunião de política monetária na quarta-feira e a segunda leitura do PIB do primeiro trimestre será conhecida na quinta-feira. No dia seguinte, será informado o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) de inflação relativo a abril e estão previstos discursos de vários dirigentes do Fed.
Publicidade